Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há dois anos
2. Área aproximada da horta (m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Atividade de Biblioteca, Atividade Curricular de 2º Ano
3.3. N.º de alunos envolvidos
36
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Consumo de produtos hortícolas biológicos (couve, bata-doce, tangerinas, banana);
- Consumo ocasional de plantas de chás de diferentes espécies;
- Partilha de morangos (quando maduros) no lanche;
- Ligação de alguns temas para as Áreas Curriculares;
- Atividades ao ar livre e o contacto com a natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Serviço de manutenção por parte de um funcionário e pelos alunos do 3º e 4º Anos;
- Os alunos o 4º Ano transplantaram variados tipos plantas aromáticas/medicinais, regam ocasionalmente e tratam de colher as ervas-daninhas;
- Os alunos do 3º Ano transplantaram alguns pés de morangos para vasos de garrafões de água inutilizados (de 5 litros) e regam ocasionalmente o "canteiro dos morangueiros"
7. Como é feita a preparação do solo?
- A limpeza dos terrenos e a preparação do solo é realizada por um funcionário estagiário da escola;
- Os alunos do 3º e 4º Anos regam o canteiros dos morangos e os alunos do 4º regam e cuidam do cantinho das plantas medicinais;
- A escola prepara-se para adquirir fertilizante biológico (estrume de cavalo) para a fertilização de alguns espaços do jardim;
- A escola já pediu ajuda à Câmara Municipal da Ponta o Sol para o tratamento de algumas pragas e para a poda/abate de algumas árvores/plantas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- A escola possui um espaço ao ar livre, no jardim, onde são colocados os restos de produtos orgânicos do refeitório e a ramagem dos cortes das árvores;
- Foi solicitado um Compostor de madeira às entidades camarárias.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- a rega é feita através da captação de água de uma ribeira (que fica próxima ao jardim) para um poço existente e uso dessa mesma água para o regadio;
- ocasionalmente, também é usada água da torneira para regadio e curta duração e para as plantas medicinais e morangueiros.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- Sim, através da observação frequente do estado das plantas que se encontram na horta por parte o funcionário estagiário e das assistentes operacionais;
- Presença de uma Engenheira da Área do Ambiente da Câmara Municipal da Ponta do Sol;
- Presença, na nossa horta, de um elemento da Coordenação Regional do Programa Eco-escolas, aquando do hastear da Bandeira Verde.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
- Presença de pragas (piolho branco, pulgões entre outros);
- A escola pediu ajuda à Câmara Municipal da Ponta do Sol no combate às pragas, existentes no nosso jardim/horta; todavia, a ajuda tarda em chegar. Nesse sentido, foram usados produtos como água com vinagre e foram colocadas bananas fatiadas, em locais estratégicos, para atrair lagartixas que se alimentam deste tipo de pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
- Rolas turcas e periquitos australianos
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Ocasionalmente, os alunos apanham diferentes tipos de plantas de chás para posterior consumo;
- Ocasionalmente, os alunos (acompanhados por doentes e/ou assistentes operacionais) apanham algum fruto e tambm alguns produtos hortícolas (abóboras, batata-doce, banana, tangerina, mango,
15. Outros aspetos de realce da horta
- No nosso jardim/horta, podemos encontrar algumas árvores de fruta e algumas espécies de árvores endémicas da Região (como o caso do Loureiro, do Massaroco de baixa altitude, entre outros).
- Estamos a tentar recuperar outro espaço, contiguo à nossa escola, para futuros jardins, espaços ajardinados e hortas biológicas. A Câmara Municipal da Ponta do Sol tem sido a nossa principal parceira na recuperação deste importante espaço, na limpeza de plantas invasoras e matagal que lá crescem.
15.1. Link para a página da horta
- Tempos a nossa página no Facebook do Eco-escolas onde a temática do jardim/hortas biológicas é esporadicamente divulgada com fotos dos trabalhos finais. https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/?ref=br_rs.