Escola Básica de Amareleja
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Alunos NEE a desenvolver Programa Individual de trabalho
3.3. N.º de alunos envolvidos
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta promove a responsabilização dos alunos no cuidado e manutenção da mesma.
Tem também como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e educativas dos alunos com necessidades educativas especiais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da Horta é efetuada semanalmente, em turnos entre os alunos, nas horas destinadas em horário letivo dos alunos, para o desenvolvimento do Programa Individual dos Alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todo o processo foi realizado manualmente pelos alunos, desde a limpeza do espaço, mobilização e preparação do solo e incorporação do fertilizante biológico de origem animal.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Limpeza dos espaços verdes;
restos da cantina;
borras de café e sacos de chá do bar da escola;
palha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: Coentros, salsa, tomilho, alecrim, hortelâ, santolina, orégãos, poejo, louro, funjo, Lúcia-lima, alfazema, erva-cidreira
Ervilhas e Favas
Alfaces e vários tipos de couves.
Nabiça.
Espinafres.
Curgetes.
Feijão verde.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Depende da necessidade das culturas e da ocorrência da precipitação.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Observação semanal das culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda de produtos da horta (6),
Divulgação das atividades na comunidade escolar,
Compostagem com resíduos da cantina, do bar e da própria horta,
Elaboração de sabonetes artesanais com ervas aromáticas (articulação projeto Ciência na Escola).
15. Outros aspetos de realce da horta
O mês de abril muito chuvoso danificou muitas culturas e impediu o desenvolvimento de outras.
As imagens da horta foram divulgadas à comunidade no ecrã da escola e na página da escola.