Escola Básica do Alto dos Moinhos

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde de 2010-2011, mas interrompida em 2013/2014.

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Duas encarregadas de educação, semanalmente trabalham com os alunos Eco-Escolas.
Ajudam no trabalho da horta e na venda dos mesmos, no mercadinho que se realiza no GAD ou sempre que houver produtos suficientes para venda.. Quando os produtos não são suficientes uma destas EE, que é agricultora, colabora com produtos seus.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Um aluno do 6º ano, que se entusiasmou com os trabalhos que realizava na horta da escola, quis fazer uma horta em sua casa. Semeia, faz a monda e recolhe os produtos. A sua mãe usa esses produtos na alimentação da família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Geralmente combina-se a cada semana o que fazer na semana seguinte. Outras vezes decide-se no dia e faz-se a limpeza e manutenção. Depois de remexida a terra e nela cultivadas as diversas culturas, há que permanentemente proceder à remoção de ervas nefastas ao crescimento dos produtos hortícolas, sendo que nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência. A rega está a cargo dos alunos/professor.
Os alunos envolvidos no projeto participam ativamente em todas as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação manual com enxada e ancinho. Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Num espaço a céu aberto, destinado para o efeito com uma cerca a limitá-lo, de forma a reter as diversas matérias orgânicas nela depositadas, tais como, borra de café e cascas de diversos frutos e legumes. Tem-se recolhido o material de limpeza da horta e alguns restos da cozinha da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: alface, couve portuguesa, couve lombarda, brócolos, espinafres, nabos favas, beterrabas, cenouras, rúcula, alecrim, Lúcia-lima, Fisalis, morangos, hortelã, salsa e coentros.
Aromáticas como alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos. Plantou-se alface e brócolos com a couve, os espinafres com a cenoura e rabanetes e os nabos com a beterraba.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o regador e mangueira. Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fazem-se as placas para a identificação das culturas, realizam-se mercadinhos dos produtos que se vende à comunidade escolar, no dia Eco-Escolas, GAD e sempre que houver produtos suficientes para venda.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

Fotos: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?ref=page_internal

 

Publicado por: avatar Escola Básica do Alto dos Moinhos

Professor coordenador da horta: Maria da Conceição Marques