Horta pequena (até 50m²)



Desde de 2010-2011, mas interrompida em 2013/2014.
50 m2
1
Eco-Escolas
10
Sim
Duas encarregadas de educação, semanalmente trabalham com os alunos Eco-Escolas.
Ajudam no trabalho da horta e na venda dos mesmos, no mercadinho que se realiza no GAD ou sempre que houver produtos suficientes para venda.. Quando os produtos não são suficientes uma destas EE, que é agricultora, colabora com produtos seus.
Um aluno do 6º ano, que se entusiasmou com os trabalhos que realizava na horta da escola, quis fazer uma horta em sua casa. Semeia, faz a monda e recolhe os produtos. A sua mãe usa esses produtos na alimentação da família.
Geralmente combina-se a cada semana o que fazer na semana seguinte. Outras vezes decide-se no dia e faz-se a limpeza e manutenção. Depois de remexida a terra e nela cultivadas as diversas culturas, há que permanentemente proceder à remoção de ervas nefastas ao crescimento dos produtos hortícolas, sendo que nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência. A rega está a cargo dos alunos/professor.
Os alunos envolvidos no projeto participam ativamente em todas as tarefas.
A preparação manual com enxada e ancinho. Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem.
Sim
Num espaço a céu aberto, destinado para o efeito com uma cerca a limitá-lo, de forma a reter as diversas matérias orgânicas nela depositadas, tais como, borra de café e cascas de diversos frutos e legumes. Tem-se recolhido o material de limpeza da horta e alguns restos da cozinha da escola.
Culturas: alface, couve portuguesa, couve lombarda, brócolos, espinafres, nabos favas, beterrabas, cenouras, rúcula, alecrim, Lúcia-lima, Fisalis, morangos, hortelã, salsa e coentros.
Aromáticas como alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos. Plantou-se alface e brócolos com a couve, os espinafres com a cenoura e rabanetes e os nabos com a beterraba.
Não
Com o regador e mangueira. Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência.
Não
Não
Não
Fazem-se as placas para a identificação das culturas, realizam-se mercadinhos dos produtos que se vende à comunidade escolar, no dia Eco-Escolas, GAD e sempre que houver produtos suficientes para venda.
Fotos: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?ref=page_internal