Escola Básica do Alto dos Moinhos
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde de 2010-2011, mas interrompida em 2013/2014.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Eco-Escolas
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Duas encarregadas de educação, semanalmente trabalham com os alunos Eco-Escolas.
Ajudam no trabalho da horta e na venda dos mesmos, no mercadinho que se realiza no GAD ou sempre que houver produtos suficientes para venda.. Quando os produtos não são suficientes uma destas EE, que é agricultora, colabora com produtos seus.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Um aluno do 6º ano, que se entusiasmou com os trabalhos que realizava na horta da escola, quis fazer uma horta em sua casa. Semeia, faz a monda e recolhe os produtos. A sua mãe usa esses produtos na alimentação da família.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Geralmente combina-se a cada semana o que fazer na semana seguinte. Outras vezes decide-se no dia e faz-se a limpeza e manutenção. Depois de remexida a terra e nela cultivadas as diversas culturas, há que permanentemente proceder à remoção de ervas nefastas ao crescimento dos produtos hortícolas, sendo que nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência. A rega está a cargo dos alunos/professor.
Os alunos envolvidos no projeto participam ativamente em todas as tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação manual com enxada e ancinho. Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Num espaço a céu aberto, destinado para o efeito com uma cerca a limitá-lo, de forma a reter as diversas matérias orgânicas nela depositadas, tais como, borra de café e cascas de diversos frutos e legumes. Tem-se recolhido o material de limpeza da horta e alguns restos da cozinha da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas: alface, couve portuguesa, couve lombarda, brócolos, espinafres, nabos favas, beterrabas, cenouras, rúcula, alecrim, Lúcia-lima, Fisalis, morangos, hortelã, salsa e coentros.
Aromáticas como alecrim e lúcia-lima na bordadura para atrair insetos benéficos. Plantou-se alface e brócolos com a couve, os espinafres com a cenoura e rabanetes e os nabos com a beterraba.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com o regador e mangueira. Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Fazem-se as placas para a identificação das culturas, realizam-se mercadinhos dos produtos que se vende à comunidade escolar, no dia Eco-Escolas, GAD e sempre que houver produtos suficientes para venda.
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
Fotos: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?ref=page_internal