Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Escola tem desenvolvido a atividade da horta pedagógica desde há mais de 21 anos, ultimamente no mesmo local.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma área de 63 metros quadrados aproximadamente (7m x 9m).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Educação Para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos transmitem às suas famílias o gosto e os conhecimentos que desenvolvem nos trabalhos na horta. As famílias são convidadas a vir à Escola, no 1º período, para colaborar na preparação do espaço da horta. Também, ao longo do ano, quando se vendem produtos hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, produzidos na horta ou se realiza alguma atividade de divulgação de boas práticas em agricultura biológica, como aconteceu a propósito da parceria com o AKI.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos intervenientes na atividade vivenciam, têm tido impacto neles próprios e na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família, professores e demais elementos, que se manifesta através de uma maior sensibilidade na divulgação, produção e consumo de produtos biológicos.
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, é apresentado aos alunos da escola um horário de funcionamento das atividades Eco-Escola, elaborado de acordo com a sua disponibilidade e a dos professores da equipa, para que possam, voluntariamente, inscrever-se.
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos que se voluntariam, e que se inscrevem na equipa Eco-Escola e da qual fazem, também, parte 3 professores. Esta equipa desenvolveu todas as atividades relacionadas com a horta biológica, designadamente: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas. Durante este ano letivo ocorreu, na sequência da parceria com a AKI, um incremento de utilização de produtos adequados à agricultura biológica.
Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta (argiloso) continua a ser melhorado com a incorporação de areia e de matéria orgânica.
A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos, quer da escola quer de casa de alguns professores e outros funcionários.
De vez em quando os resíduos, no compostor, são revolvidos para que a compostagem decorra da melhor forma.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta: favas, batata, beterraba, alface, alho-francês, cebolas, alhos, cenouras, tomateiros, espinafres, couve-alta e outras, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, salsa, ervilhas, girassóis, chuchu, camomila, courgettes, coentros, erva-príncipe, hortelã e cidreira.
Tentamos dispor estas plantas em consociações favoráveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os contentores oferecidos, no ano letivo transato, por um encarregado de educação e outro pela Junta de Freguesia de Esgueira,são utilizados para armazenamento de água (da chuva e não só) que é utilizada sempre que necessário.
No presente ano letivo e, no âmbito do Projeto AKI - Eco-Escolas " A loja vai à horta", foi oferecido um coletor de água da chuva a incorporar numa das caleiras da escola.
São utilizados uma mangueira e/ou regadores.
A rega é efetuada evitando, ao máximo, o desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Faz-se a monitorização das doenças sempre que se intervém na horta o que acontece, pelo menos, duas vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

No presente ano letivo, observou-se a existência de caracóis, lesmas e pulgões.
Atendendo a que a área da horta é pequena, foi possivel algum controlo manual.
Também no âmbito do Projeto AKI - Eco-Escolas " A loja vai à horta", foram oferecidas joaninhas para intervenção na luta biológica contra os pulgões.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Vendas de produtos hortícolas.
- Divulgação de produtos a utilizar em agricultura biológica.
- Utilização de algumas plantas aromáticas, no bar da escola, para fazer infusões para alunos e professores.
- Confeção de alguns pratos gastronómicos, por parte de professores.

15. Outros aspetos de realce da horta

Todo o conhecimento e envolvimento dos alunos e outros elementos da comunidade educativa que trabalham e que, de alguma forma, se envolvem em atividades na horta, tem-se revelado muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta.
Pode-se constatar o espanto destes alunos, a maior parte deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Professor coordenador da horta: Maria Teresa de Oliveira Graça Casau