Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde novembro de 2017
2. Área aproximada da horta (m²)
3,4 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
Alunos, professoras (2), auxiliares e pontualmente encarregados de educação.
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do estudo de Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
37
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Fornecimento da terra por parte do pai de uma criança do JI.
Colaboração de uma encarregada de educação de um aluno do 2º ano
na aquisição da rede para delimitar o espaço.
Oferta de plantas e sementes por parte de outros encarregados de educação.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- A importância do trabalho colaborativo entre turmas e seus pares.
- Trazer a um meio citadino o ambiente rural. "trazer o campo à cidade".
- Mostrar a importância na saúde do produto biológico.
- A possibilidade de observação dos processos de transformação dos alimentos
desde a semente/planta até ao produto comestível.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Uma vez por semana com a colaboração de todos os intervenientes da escola.
A participação dos encarregados de educação é pontual consoante a disponobilidade
dos mesmos.
As tarefas inerentes à horta são:
- a rega
- a monda
- o estacamento
- replantação
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi limpo, sachado, levou terra estrumada biológicamente e foi alisado
com o ancinho.
As crianças participaram em todas estas tarefas. A fertilização é biológica.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- alfaces
- couves
- feijão
- beringela
- alho francês
- ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, tomilho, manjericão).
Estas são as plantas iniciais, posteriormente serão diversificadas
rotativamente consoante a época do ano.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- Através da chuva ou mangueira e regador.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Nas hortas biológicas em contexto escolar é difícil aplicar controlo de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confeção de alimentos;
- Fazer saquinhos de calde verde para levar para casa;
- Raminhos de ervas aromáticas para vender à comunidade.
15. Outros aspetos de realce da horta
- Sentido de responsabilidade e entre ajuda no trabalho de grupo;
- Contacto com a natureza e estimular o gosto pela agricultura;
- Estimular aprendizagens significativas fora do contexto de sala de aula.
15.1. Link para a página da horta
Horta Pedagógica - EB/JI Combatentes