Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta já existe desde o ano letivo 2015/16
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 4 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Atividades no âmbito da área do Conhecimento do Mundo ( ciencias e biologia) e no domínio da escrita/leitura e matemática.
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que necessário e quando solicitadas. No inicio da horta com a recolha de sementes e plantas aromáticas, sugerindo algumas plantas especificas. Posteriormente, acompanhado o crescimento das hortas e divulgando o sistema de aquaponia.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta desenvolvida através do sistema de aquaponia, esteve exposta à entrada da escola e suscitou frequentemente a curiosidade da comunidade envolvente. Os pais faziam perguntas relacionadas com o desenvolvimento das plantas e alguns testaram o sistema em casa, utilizando um aquário simples. Na horta exterior, a comunidade acompanhou o desenvolvimento das plantas aromáticas, que foram plantadas nas paletes, fazendo sugestões sobre a sua utilização.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são realizadas num sistema rotativo, cada grupo ficou responsável pela manutenção da horta (rega, retirar as ervas daninhas, vigiar as pragas e alimentar os peixes). Para tal as crianças utilizavam tabelas de dupla entrada, para se organizarem, respeitando as necessidades básicas das plantas.Cada grupo era também responsável pelo registo fotográfico ou outro de forma a poderem acompanhar e comparar o crescimento e alterações entre os dois tipos de plantas, as de interior (sistema de aquaponia) e exterior.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado com terra vegetal à qual foi acrescentado fertilizante orgânico. Este fertilizante foi preparado no compostor da escola onde eram colocadas as ervas daninhas e o estrume dos animais que criávamos.A rega foi feita com a água da chuva, recolhida num depósito para o efeito, através de canos colocados no telhado da escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na compostagem utilizámos as ervas daninhas do nosso jardim, os restos do lanche e das frutas do refeitório. Colocávamos ainda no compostor o estrume dos porquinhos-da-índia e dos bichos da seda.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Como culturas associadas, cultivámos ainda os morangueiro.
Para participar na reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios, no nosso concelho, recolhemos sementes e pequenas árvores autóctones (pinheiros, carvalhos e azevinhos), na área limítrofe da escola, que semeámos ou plantámos nos pacotes vazios do leite escolar. Estas pequenas árvores serão utilizadas no próximo ano letivo, em colaboração com o Município local, para reflorestar algumas áreas consumidas pelos incêndios.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de forma rotativa, entre os grupos das 3 de crianças, utilizando-se para o efeito pequenos regadores e por vezes a mangueira . Aproveitamos, para o efeito, a água da chuva que é captada através das caleiras da escola directamente para um depósito.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Sempre que necessário utilizando-se para o efeito a cinza e um líquido à base de sabão azul.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apenas pequenos piolhos que foram eliminados com uma solução à base de água e sabão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Associados à horta, criámos bichos da seda, peixes no lago exterior, tartarugas na sala de atividades e porquinhos-da-índia, num espaço construído para o efeito, pelos encarregados de educação.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participámos no projeto Jorge Paiva "Escola e Responsabilidade Ambiental" do qual recebemos o 1º prémio e no projeto Ilídio Pinho " Ciência na Escola".
Criámos uma agricultura alternativa num sistema de aquaponia, que esteve exposto na escola e que deu origem a um Kit ecológico, que qualquer pessoa pode utilizar em casa, especialmente para quem vive em apartamento..O Kit permite ter sempre plantas aromáticas frescas (aquário com hortelã, leca e peixes) num sistema amigo do ambiente, isento de adubos e pesticidas.
Numa atividade culinária utilizámos as ervas aromáticas para fazer sobremesas e infusões, que as crianças puderam degustar numa atividade de exterior.
15. Outros aspetos de realce da horta
Pelo facto de termos criado plantas aromáticas num sistema alternativo de agricultura (aquaponia) permitiu fazer comparações no desenvolvimento e crescimento das plantas. Este facto deu origem a pesquisas relacionadas com as necessidades das plantas e a novos conhecimentos relacionados com a fotossíntese, alargando o vocabulário e conhecimento das crianças evolvidas. Permitiu ainda dar a conhecer à comunidade local, que é possível fazer agricultura sem recurso a químicos.
Na elaboração do papel reciclado, as crianças utilizaram também as ervas aromáticas secas e trituradas que aromatizaram e coloriram o produto final.
15.1. Link para a página da horta
O link, associado a outras atividades realizadas na escola, ainda está em elaboração.