Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
126,7 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Tecnológica, Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo do ano letivo foi solicitado aos alunos do Clube ECO a colaboração para trazerem plantas ou sementes de diversas hortícolas, de modo a enriquecer a nossa Horta Bio.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O facto de possuir um desenvolvimento diversificado de culturas, ao longo do ano letivo tem levado à curiosidade por parte da nossa comunidade escolar, havendo poucos elementos que não saibam da sua existência e da sua localização. Para além do mencionado, as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas na Horta BIO, para confeção de alimentos na cantina da escola, usufruindo de produtos saudáveis, (sem produtos químicos), mais saborosos, assim como, permitir uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Optimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas e alguns alimentos produzidos na horta para consumo escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta, no 1º período foi realizada apenas pela docente coordenadora. No início do ano letivo, os alunos do clube Eco foram muito vacilantes relativamente às atividades executadas neste espaço, primeiro de limpeza das ervas, depois seguiu-se a mobilização do solo, após estas fases, os alunos foram entrando no sistema e aderindo às atividades que se iam desenvolvendo na horta, no dia do clube, à 2ª feira. Com o passar do tempo, os alunos começaram por se interessar/motivar por todas as atividades desenvolvidas neste espaço, revelando um total interesse que por hábito chegavam antes da docente e iniciavam logo as tarefas que achavam necessárias, como a monda e a rega. Um obstáculo foi encontrado ao longo do ano, uma vez que o funcionário responsável pela jardinagem, além de não regar as plantas periodicamente, também não cuidou das mesmas.
No início do 2º período e depois de trabalhos extra e com os alunos do clube, preparou-se o solo para receber as primeiras culturas. Ao longo do ano os docentes (e a partir de março a 2º coordenadora) fez-se o plantio de diversas hortícolas e flores na horta. O regadio das plantas ficou totalmente a cargo das coordenadoras do Eco- Escolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A monda das ervas, bem como a mobilização foi executada pela docente coordenadora e os alunos do clube Eco. A fertilização do solo foi realizada com alguns sacos de composto adicionado à horta, levados pela coordenadora do eco-escolas. Outro método de fertilização do solo, foi a colocação de plantas de urtiga num tanque de água (25 l), durante vários meses. Esta água foi diluída e posteriormente adicionada em várias fases, no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em nutrientes, nomeadamente em azoto. Outro método foi a utilização de excrementos de coelho diluídos em água durantes vários meses.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos selecionados da cantina e bar dos alunos, bem como, resíduos verdes ou secos, provenientes da jardinagem e da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangos, Couve brócolos; couve repolho e couve todos-os-dias, maracujá, favas, beterraba, cebola, alho francês, tomate cherry, espinafres, salsa, coentros, pimenteira (piri-piri), planta de pimentões, ervas aromáticas (erva cidreira, lavanda, hortelã e alfazema), intercaladas nestas culturas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água das chuvas é recolhida num tanque adjacente à escola. Existe uma conduta que transporta essa água até ao sistema de rega manual (mangueiras), usada posteriormente para regadio da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas foi realizada ao longo do ano letivo, durante a manutenção e tratamento das culturas existentes na horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Ataque de pulgões nas couves e algumas lagartas em determinadas culturas, como as couves repolho e as alfaces e a mosca da fruta nos araçais.
Foram combatidas através do cultivo de plantas inseticídas (cravo-de-burro e plantas medicinais), cultivadas alternadamente com as hortícolas. Para o combate à mosca da fruta foram construídas pelos alunos do clube, armadilhas com garrafas de plástico (foto da horta de janeiro), com aberturas para entrada dos insetos e onde foi colocada água com rabos de bacalhau, em infusão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A exemplo do ano anterior, que se realizou alguns "mercadinhos de plantas aromáticas", e que permitiram arrecadar algumas verbas para financiar atividades do clube ou materiais necessários a este, este ano letivo, não foi possível concretizar esta atividade, devido à falta de tempo, nomeadamente o facto de, grande parte do ano letivo, ter sido coordenada por uma única docente.
Aproveitamento para a confeção de alimentos na cantina da escola e as ervas aromáticas serviram para a preparação de chás no bar dos alunos e dos professores.