Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

aproximadamente 250

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Oferta complementar e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação "visitam" com frequência a horta e fornecem sementes e plantas de transplante. Anualmente, no dia do Voluntariado, (entre finais de Junho e início de Julho) as famílias são convidadas a participar em diversas atividades de melhoria dos espaços escolares incluindo o espaço da horta. É costume aparecer cerca de 50 pessoas entre professores, alunos e seus familiares e funcionários. A Feirinha Solidária e a Eco-Feirinha que decorrem, respetivamente, no primeiro e terceiros períodos, pretendem (entre outros objetivos) promover o consumo de produtos biológicos. As famílias são convidadas a trazerem produtos biológicos, para serem vendidos a preços simbólicos. A quantia angariada reverte a favor das despesas do Clube da Horta. Nestas feiras são também envolvidos os alunos com necessidades educativas especiais ( produzem doces e bolos), o clube da solidariedade, a Biblioteca escolar e o Projeto Eco-Escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sempre que existem produtos frescos estes são facultados aos professores, alunos colaboradores e assistentes. Todos os restos vegetais da cantina, as folhas e a relva cortada do logradouro escolar são encaminhados para a pilha de compostagem, existente na horta, para produção do composto. Todos os anos, nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 5ºano e do 8ºano visitam a horta para conhecerem as espécies, o processo de compostagem e visualizarem/constatarem relações bióticas e a influência dos fatores abióticos sobre estes. Na disciplina de EV aproveita-se o espaço da horta para a recolha de diferentes tipos de folhas para, posterior, representação utilizando os diferentes elementos de comunicação visual. Em parceria com o projeto Eco-escola, este clube contribui para o aumento do número de espécies autóctones florestais e de fruto no logradouro escolar. Em Oferta complementar há um trabalho complementar no sentido da conservação da natureza e da preservação de tradições (Ex: comemoração dos Maios, culturas autóctones, utilização racional da água ...)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

1- Por voluntariado de professores, assistentes operacionais e alunos.
2- Todas as semanas, em duas tardes, funciona o clube da horta escolar com os 2 professores responsáveis e com os alunos efectivos (15) deste clube.
3 - Existe um plano de atividades a realizar por mês, que tem em conta as plantas a cultivar(calendário hortícola) e as necessidades de manutenção verificadas por época.

7. Como é feita a preparação do solo?

Arranque manual de ervas e com uso de ferramentas agrárias tradicionais.
É feita a cava, a sacha e a desterroagem com engaços e ancinhos na mobilização do solo.
O solo é enriquecido e equilibrado com composto orgânico.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todos os restos vegetais da cantina, borras de café, as folhas e a relva cortada do logradouro escolar são encaminhados para a pilha de compostagem, existente na horta, para produção do composto. Existem 2 compostores que apenas servem para demonstrar o processo, uma vez que o seu tamanho dificulta a tarefa de envolver os resíduos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Conforme as épocas são cultivadas as seguintes culturas: Brássicas variadas, alhos, cebolas, nabos, favas, ervilhas, tomate, ervas aromáticas (salsa, alecrim, salva, coentros, cebolinho, hortelã, erva príncipe, cidreira), alface, abóbora, courgettes, pepinos, feijão de trepa e outro ...

No plantio é tido em conta as consociações benéficas, assim como é feita a sementeiras de flores que repelem pragas e atraem insetos que ajudam na polinização.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Está previsto (após financiamento ainda não conseguido) a aquisição de coletores de águas pluviais. Enquanto tal não é possível a rega tem sido realizada com a água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada através de saponárias e alguns produtos biológicos sempre que identificada necessidade de aplicação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram identificadas pragas de afídios combatido através de saponárias.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Já referido no ponto 5. Em articulação com a horta escolar está a ser criado um Pomar com árvores de fruto de espécies autóctones (neste momento com cerca de 15 espécies)

15. Outros aspetos de realce da horta

Uma das paredes da horta foi decorada, por alunos, resultante de num projeto que decorreu aquando da formação da horta.

Colocação de tela nos caminhos entre os canteiros, de modo a evitar o crescimento de ervas e aquisição de ferramentas para trabalho hortícolas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão

Professor coordenador da horta: Berta Sónia Pinheiro Araújo Henriques