Externato Cooperativo da Benedita
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
três anos
2. Área aproximada da horta (m²)
180m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Produção Sustentável; Expressões e ofícios; Oficina da Cidadania; Geografia; História
3.3. N.º de alunos envolvidos
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
No fornecimento de materiais, plantas e sementes, bem como equipamento necessário aos alunos. Foram convidadas a participar na apresentação do projeto horta bio na escola.Na apresentação do projeto multidisciplinar da turma (1º e 3º período). Na compra de produtos da horta
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Venda direta dos produtos hortícolas na escola. Divulgação de vantagens da agricultura biológica. Exposição do projeto multidisciplinar aos encarregados de educação e alunos da escola. Desenvolvimento de ações pedagógicas com técnicos da CM de Alcobaça e empresas Ao longo da implementação da horta notamos que os alunos da escola mostraram bastante curiosidade e interesse para o trabalho que se realiza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é realizada durante os tempos letivos da disciplina de produção sustentável coordenada pelo professor da disciplina. Os alunos foram organizados em pequenos grupos de trabalho de acordo com as tarefas necessárias em cada época do ano.
7. Como é feita a preparação do solo?
Preparação inicial com auxílio de trator uma vez que estava muito compacto e incorporação de composto orgânico. Limpeza de detrítos orgânicos e pedras. Delimitação das parcelas e carreiros de circulação. Vedação e sinalização dos espaços.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Compostagem em pilha em compostor de plástico oferecido pela Junta de Freguesia da Benedita. Resíduos: folhas, podas, restos de frutas e legumes, cortes de relva.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve, couve coração, alface, favas, ervilhas, cebola, alhos, tomates, curgetes, espinafres, morangos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta está instalada num área ajardinada contígua ao pavilhão polidesportivo da escola que tinha já um sistema de rega montado. Colocação de um depósito para armazenar água paea rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Inspeção das culturas (duas vezes por semana) para verificar a presença de manchas ou mordeduras.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Exposição de trabalhos dos alunos. Elaboração de um vídeo em Oficina da Cidadania. Pesquisa e elaboração de trabalhos para exposição na vitrine da turma sobre temas relacionados com a horta e alimentos produzidos. Feira de produtos hortícolas. Visita e colaboração de outras turmas à horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Os alunos do 8º ano, turma H, do Curso Percurso Curricular Alternativo têm uma horta na escola, desde o início do ano letivo 2016/2017.Esta atividade permitiu desenvolver nos alunos competências práticas importantes que poderão ser uma mais-valia para o seu futuro. Assim, ao longo das várias fases do projeto, e nas várias disciplinas, pesquisaram sobre a origem histórico-geográfica dos produtos selecionados para cultivo, bem como os benefícios dos mesmos para a saúde e bem-estar de cada um de nós; fizeram ainda o calendário da horta; desenharam a planta da horta, fazendo as respetivas medições; fizeram as placas de identificação dos produtos; limparam e lavraram a terra; plantaram e colheram alguns dos produtos.
Foi um projeto multidisciplinar, que envolveu toda a comunidade educativa. Um desafio tanto para alunos como para os professores que o orientaram. Um orgulho para os pais e encarregados de educação que acompanharam o desenrolar das atividades da Horta na Escola, desde o início.
Sobre a aprendizagem na horta, os alunos consideram este tipo de Percurso Curricular Alternativo muito positivo, quer para o momento presente, enquanto alunos do 8ºano, quer para o futuro, como uma possível profissão a exercer.