EB1 de Cruz

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressão Plástica.

3.3. N.º de alunos envolvidos

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Oferecem donativos (pequenas plantas) e são convidados a visitar a nossa horta com regularidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Melhora o seu conhecimento relativamente à agricultura biológica bem como às boas práticas de consumo de produtos "caseiros".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em pequenos grupos, os alunos verificam a existência de ervas daninhas, retiram-nas e regam no final do dia. Estas atividades são rotativas e supervisionadas pelas auxiliares e professoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparou-se o espaço para o efeito, colocou-se terra fértil e adubos naturais.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta dos lanches e do almoço; outros resíduos que os alunos trazem de casa para colocar no compostor. Folhas e ramos resultantes da limpeza do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com a supervisão das auxiliares e das professoras, os alunos ajudam a regar a horta ao final do dia. Sempre que possível utiliza-se a água da lavagem de legumes e frutas e as sobras dos copos da hora do almoço.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Todos os dias, durante os recreios, é feita a monitorização por parte das funcionárias e professoras, rotativamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de saladas, sopas e chás.

15. Outros aspetos de realce da horta

Valorizam o espaço circundante do recreio e é um ótimo meio para alertar os alunos sobre a utilização de produtos hortícolas biológicos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB1 de Cruz

Professor coordenador da horta: Maria Manuela Nogueira Ribeiro Silva