EB1 de Cruz
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há um ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressão Plástica.
3.3. N.º de alunos envolvidos
32
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Oferecem donativos (pequenas plantas) e são convidados a visitar a nossa horta com regularidade.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Melhora o seu conhecimento relativamente à agricultura biológica bem como às boas práticas de consumo de produtos "caseiros".
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em pequenos grupos, os alunos verificam a existência de ervas daninhas, retiram-nas e regam no final do dia. Estas atividades são rotativas e supervisionadas pelas auxiliares e professoras.
7. Como é feita a preparação do solo?
Preparou-se o espaço para o efeito, colocou-se terra fértil e adubos naturais.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de fruta dos lanches e do almoço; outros resíduos que os alunos trazem de casa para colocar no compostor. Folhas e ramos resultantes da limpeza do jardim.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes e ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com a supervisão das auxiliares e das professoras, os alunos ajudam a regar a horta ao final do dia. Sempre que possível utiliza-se a água da lavagem de legumes e frutas e as sobras dos copos da hora do almoço.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Todos os dias, durante os recreios, é feita a monitorização por parte das funcionárias e professoras, rotativamente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de saladas, sopas e chás.
15. Outros aspetos de realce da horta
Valorizam o espaço circundante do recreio e é um ótimo meio para alertar os alunos sobre a utilização de produtos hortícolas biológicos.