EB1/JI Senhora do Monte
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
9
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
estudo do meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Uma ou duas vezes por ano: no início, com a preparação da terra e na sementeira da alguns produtos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os produtos da horta encontram-se à disposição de alunos e familiares que os solicitem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As professoras coordenadoras do projeto dão o arranque inicial pedindo a colaboração dos pais para que o terreno seja lavrado e preparado. A partir deste ponto, todos os professores participam , com os seus alunos na plantação e sementeira de produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno é lavrado todos os anos, com a ajuda de alguns familiares ou funcionários da escola. a fertilização é feita apenas com a compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com produtos provenientes da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Embora em pequenas quantidades normalmente são plantadas couves, favas, ervilhas, alfaces, tomates etc.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não