Escola Básica Ribeiro de Carvalho

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

3m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a participar no projeto, fornecendo algumas sementes, plantas, utensílios, terra e ainda mão de obra para trabalhar a terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A dinamização da horta serviu para os nossos alunos terem um contacto mais próximo com a natureza, desenvolvendo a sua sensibilidade pela preservação e percebendo a origem dos alimentos.
A nossa horta também permitiu o envolvimento dos pais/ familiares em projetos da escola e ainda o facto de serem os alunos da Unidade de apoio à multideficiência a cuidar deste espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita rotativamente pelos alunos envolvidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A manutenção da horta ( limpeza, fertilização) é feita rotativamente pelos professores e alunos envolvidos no projeto e por alguns familiares.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos de limpeza da horta, com folhas secas e com restos de vegetais e casca de fruta, palha...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

O objetivo é ter uma horta com alguma diversidade. Assim temos: cebola, alho, alface, couve. tomate, ervilhas, favas, morangos, plantas aromáticas como salsa, coentros , hortelã, manjericão, alecrim e funcho.
Também já temos algumas árvores plantadas: nespreira, limoeiro, dois medronheiros e sobreiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com mangueira e regador ( rotativamente pelos alunos envolvidos no projeto), com água da chuva ou nos dias de muito calor com a rega automática.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização é feita por observação direta diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Várias aulas de Estudo do Meio se realizam junto à horta, em que o principais objetivos são: mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas, demonstrar que num pequeno espaço é possível criar uma horta, provar que a horta biológica é possível e até desejável, pela qualidade dos seus produtos, levar os alunos a contatar com as diversas fases do desenvolvimento das plantas,
utilizar os alimentos no refeitório; trabalhar em equipa; realizar experiências de germinação e culinária e responsabilizar os alunos.

15. Outros aspetos de realce da horta

O facto de termos os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar da horta, de termos na nossa escola uma horta biológica, de alguns produtos da horta estarem destinados à confeção de pratos a servir aos alunos no refeitório da escola.
O facto dos nossos alunos, que vivem num meio urbano, rodeados de prédios, contatarem com a " terra" e com as diversas fases de desenvolvimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Ribeiro de Carvalho

Professor coordenador da horta: Elisabete Robalo Fonseca Lourenço Querido