Escola Básica Ribeiro de Carvalho
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
3m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram convidadas a participar no projeto, fornecendo algumas sementes, plantas, utensílios, terra e ainda mão de obra para trabalhar a terra.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A dinamização da horta serviu para os nossos alunos terem um contacto mais próximo com a natureza, desenvolvendo a sua sensibilidade pela preservação e percebendo a origem dos alimentos.
A nossa horta também permitiu o envolvimento dos pais/ familiares em projetos da escola e ainda o facto de serem os alunos da Unidade de apoio à multideficiência a cuidar deste espaço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita rotativamente pelos alunos envolvidos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A manutenção da horta ( limpeza, fertilização) é feita rotativamente pelos professores e alunos envolvidos no projeto e por alguns familiares.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os resíduos de limpeza da horta, com folhas secas e com restos de vegetais e casca de fruta, palha...
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
O objetivo é ter uma horta com alguma diversidade. Assim temos: cebola, alho, alface, couve. tomate, ervilhas, favas, morangos, plantas aromáticas como salsa, coentros , hortelã, manjericão, alecrim e funcho.
Também já temos algumas árvores plantadas: nespreira, limoeiro, dois medronheiros e sobreiro.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com mangueira e regador ( rotativamente pelos alunos envolvidos no projeto), com água da chuva ou nos dias de muito calor com a rega automática.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, a monitorização é feita por observação direta diária.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Várias aulas de Estudo do Meio se realizam junto à horta, em que o principais objetivos são: mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas, demonstrar que num pequeno espaço é possível criar uma horta, provar que a horta biológica é possível e até desejável, pela qualidade dos seus produtos, levar os alunos a contatar com as diversas fases do desenvolvimento das plantas,
utilizar os alimentos no refeitório; trabalhar em equipa; realizar experiências de germinação e culinária e responsabilizar os alunos.
15. Outros aspetos de realce da horta
O facto de termos os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar da horta, de termos na nossa escola uma horta biológica, de alguns produtos da horta estarem destinados à confeção de pratos a servir aos alunos no refeitório da escola.
O facto dos nossos alunos, que vivem num meio urbano, rodeados de prédios, contatarem com a " terra" e com as diversas fases de desenvolvimento das plantas.