Horta pequena (até 50m²)



Há 3 anos.
50 m2
3
Agricultura, Nutrição, Cozinha Pedagógica, Ciências Naturais.
3
1
Não
- A horta é um contexto de aprendizagem para os vários anos da Disciplina de Ciências Naturais, tanto no que se refere a rochas, solo e atmosfera, como aos seres vivos - às interações entre eles e com o meio;
- É utilizada na promoção da autonomia dos alunos com Necessidades Educativas Individuais na medida em que promove a agricultura de subsistência, e assim, a autonomia dos alunos - foram confecionados inúmeros pratos na cozinha pedagógica com alimentos previamente colhidos na horta.
Há um professor, Firmino Barbosa, que coordena todas as atividades/operações culturais a fazer na horta.
É realizada a limpeza do solo com corte de matéria verde em algumas zonas. Esta matéria verde é devidamente acumulada para produzir composto a utilizar na fertilização.
Sim
A compostagem é feita com as matérias verdes (principalmente ervas e ramos) provenientes da limpeza da horta e dos restantes espaços verdes da área escolar e restos de detritos orgânicos produzidos na cozinha pedagógica e na cantina.
Abóbora/feijão; alface/cebola; alho francês/beterraba; batata/ervilha; brócolo/alecrim; couve/acelga; morango/alface.
Não
A horta está instalada num local húmido, pouco exigente em termos de água. Normalmente, quando não chove, rega é feita 2 vezes por semana. Quando o ambiente está muito quente e seco procede-se a regas mais regulares. É utilizado um balde ou regador, mangueira e mangueira perfurada (instalada em alguma culturas - morangueiros e alfaces).
Sim, pela observação direta das plantas e do ambiente no quotidiano.
Sim
Verificou-se um ataque de afídeos nas favas, quando as plantas estavas já bem desenvolvidas e a criar frutos. Por isso mesmo, não houve necessidade de intervenção.
Nas batateiras foram retirados, logo na fase inicial do ataque, alguns (poucos) escaravelhos e ovos.
Não
Os produtos da horta têm um de dois destinos: são usados na cozinha pedagógica para a confeção de pratos e sopas ou são vendidos a professores e funcionários para obtenção de fundos para manutenção da horta e aquisição de novas plantas e sementes. A horta, apesar de necessitar de melhoramentos em termos estruturais, é economicamente autosuficiente.
Todos os alunos e professores da escola têm a possibilidade de utilizar a horta como contexto de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.