Escola EB 2,3 de Cristelo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Agricultura, Nutrição, Cozinha Pedagógica, Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- A horta é um contexto de aprendizagem para os vários anos da Disciplina de Ciências Naturais, tanto no que se refere a rochas, solo e atmosfera, como aos seres vivos - às interações entre eles e com o meio;
- É utilizada na promoção da autonomia dos alunos com Necessidades Educativas Individuais na medida em que promove a agricultura de subsistência, e assim, a autonomia dos alunos - foram confecionados inúmeros pratos na cozinha pedagógica com alimentos previamente colhidos na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um professor, Firmino Barbosa, que coordena todas as atividades/operações culturais a fazer na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizada a limpeza do solo com corte de matéria verde em algumas zonas. Esta matéria verde é devidamente acumulada para produzir composto a utilizar na fertilização.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as matérias verdes (principalmente ervas e ramos) provenientes da limpeza da horta e dos restantes espaços verdes da área escolar e restos de detritos orgânicos produzidos na cozinha pedagógica e na cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóbora/feijão; alface/cebola; alho francês/beterraba; batata/ervilha; brócolo/alecrim; couve/acelga; morango/alface.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta está instalada num local húmido, pouco exigente em termos de água. Normalmente, quando não chove, rega é feita 2 vezes por semana. Quando o ambiente está muito quente e seco procede-se a regas mais regulares. É utilizado um balde ou regador, mangueira e mangueira perfurada (instalada em alguma culturas - morangueiros e alfaces).

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pela observação direta das plantas e do ambiente no quotidiano.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificou-se um ataque de afídeos nas favas, quando as plantas estavas já bem desenvolvidas e a criar frutos. Por isso mesmo, não houve necessidade de intervenção.
Nas batateiras foram retirados, logo na fase inicial do ataque, alguns (poucos) escaravelhos e ovos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta têm um de dois destinos: são usados na cozinha pedagógica para a confeção de pratos e sopas ou são vendidos a professores e funcionários para obtenção de fundos para manutenção da horta e aquisição de novas plantas e sementes. A horta, apesar de necessitar de melhoramentos em termos estruturais, é economicamente autosuficiente.

15. Outros aspetos de realce da horta

Todos os alunos e professores da escola têm a possibilidade de utilizar a horta como contexto de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 de Cristelo

Professor coordenador da horta: Sílvia Carneiro