Escola EB 2,3 de Cristelo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Agricultura, Nutrição, Cozinha Pedagógica, Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
3
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- A horta é um contexto de aprendizagem para os vários anos da Disciplina de Ciências Naturais, tanto no que se refere a rochas, solo e atmosfera, como aos seres vivos - às interações entre eles e com o meio;
- É utilizada na promoção da autonomia dos alunos com Necessidades Educativas Individuais na medida em que promove a agricultura de subsistência, e assim, a autonomia dos alunos - foram confecionados inúmeros pratos na cozinha pedagógica com alimentos previamente colhidos na horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há um professor, Firmino Barbosa, que coordena todas as atividades/operações culturais a fazer na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
É realizada a limpeza do solo com corte de matéria verde em algumas zonas. Esta matéria verde é devidamente acumulada para produzir composto a utilizar na fertilização.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com as matérias verdes (principalmente ervas e ramos) provenientes da limpeza da horta e dos restantes espaços verdes da área escolar e restos de detritos orgânicos produzidos na cozinha pedagógica e na cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Abóbora/feijão; alface/cebola; alho francês/beterraba; batata/ervilha; brócolo/alecrim; couve/acelga; morango/alface.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta está instalada num local húmido, pouco exigente em termos de água. Normalmente, quando não chove, rega é feita 2 vezes por semana. Quando o ambiente está muito quente e seco procede-se a regas mais regulares. É utilizado um balde ou regador, mangueira e mangueira perfurada (instalada em alguma culturas - morangueiros e alfaces).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, pela observação direta das plantas e do ambiente no quotidiano.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Verificou-se um ataque de afídeos nas favas, quando as plantas estavas já bem desenvolvidas e a criar frutos. Por isso mesmo, não houve necessidade de intervenção.
Nas batateiras foram retirados, logo na fase inicial do ataque, alguns (poucos) escaravelhos e ovos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta têm um de dois destinos: são usados na cozinha pedagógica para a confeção de pratos e sopas ou são vendidos a professores e funcionários para obtenção de fundos para manutenção da horta e aquisição de novas plantas e sementes. A horta, apesar de necessitar de melhoramentos em termos estruturais, é economicamente autosuficiente.
15. Outros aspetos de realce da horta
Todos os alunos e professores da escola têm a possibilidade de utilizar a horta como contexto de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.