Horta grande (superior a 50m²)



Desde 2016
500 m2
1
Técnicas Especializadas de cozinha e Pastelaria
35
3
Sim
Através da colaboração no fornecimentos de sementes
Os alunos têm acesso a espécies botânicas invulgares, para além de terem a possibilidade de compreenderam o ciclo natural das plantas e as épocas adequadas para o consumo de cada espécie vegetal. Para além disso, os produtos da horta biológicas são utilizados nas aulas práticas de Cozinha / Pastelaria e Restaurante / Bar
O professor dinamizador da horta faz o levantamento das necessidades e o trabalho é articulados com as turmas envolvidas e com o pessoal não docente da escola
O solo é preparado manualmente, com recurso a alfaias agrícolas. O terreno é lavrado, são removidas as pedras e outros elementos não desejados e é feita a fertilização, recorrendo a composto produzido ao longo do ano letivo anterior.
Sim
A Compostagem é feita com os materiais naturalmente produzidos na escola:
O material proveniente das podas e as folhas das árvores caducas são encaminhados para a pilha de compostagem para formarem a camada dos castanhos.
A camada dos verdes é constituída pelas cascas dos vegetais e dos frutos utilizados nas aulas práticas de Cozinha e Pastelaria
Atualmente estão plantadas mais de 50 espécies botânicas, incluindo autóctones e exóticas.
Não
A escola dispõe de um poço. A água do poço é recolhida e armazenada num depósito e com recurso a um motor. Posteriormente, através da força da gravidade, a água é transportada até às zonas que necessitam de ser regadas.
O controlo das pragas é feito visualmente.
Sim
Através da aplicação de redes para aves
Através da pulverização com água e sabão
Não
As sementeiras e as plantações da horta têm como objetivo a continuação no tempo dos projetos da escola. Estão neste momento semeados cereais com o objetivo de aproveitar não só as sementes para a produção de farinhas, mas também a palha para utilização em outras culturas futuras.
Existe um banco de sementes onde são guardadas sementes de todas as espécies semeadas.