EB Nº 1 de Rebordosa
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Aproximadamente 5 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
17
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Área de Formação Pessoal e Social, Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.
3.3. N.º de alunos envolvidos
350
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
A associação de pais é um apoio imprescindível na concretização deste projeto, pois é através deles que conseguimos obter as ferramentas, sementes, estufa e todo o equipamento necessário para a horta. Não existe uma periodicidade fixa, pois fazem-se presente sempre que precisamos deles.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Agregamento de toda a comunidade escolar em torno da horta sobretudo na sua manutenção, bem como na venda de alguns produtos produzidos na horta (Feirinha das plantas).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada de forma rotativa pelas turmas, ou seja a horta está dividida em canteiros de maneira a que cada turma tenha o seu. Cada professor titular de turma reparte as tarefas necessárias pelos seus alunos, nomeadamente a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeiro é feia a delimitação do espaço, depois procede-se à cava do terreno e colocação de composto biológico. Por último procede-se à colocação das plantas e sementes.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita através da utilização de um compostor colocado dentro da horta. Dentro do compostor são colocados materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Fizemos sementeira sazonal. Ervas aromáticas (menta, hortelão, alecrim...), hortícolas (pencas, couve galega,ervilhas, favas, tremoços, alho francês,... ) e árvores de fruta (laranjeiras, limoeiros, medronheiros e amoreira).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos de forma manual recorrendo ao uso de regadores.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita através de observação direta por cada turma responsável.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realiza-se a Feirinha das Plantas e sempre que possível confeciona-se, na cantina da escola, refeições com alimentos provenientes da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa horta é um dos ex-líbris da nossa escola!...