Escola Básica de Chãos

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

5 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Em outubro/novembro pedimos à comunidade escolar (pais, avós e vizinhos) sementes para colocarmos na horta e também pedimos cápsulas de café para depois retirarmos a borra e adubar o terreno. No mês de novembro foram ainda pedidos recipientes para colocar as águas fluviais. Em janeiro houve um avô que tinha galinhas e trouxe uma saca de esterco para adubarmos a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos andavam muito interessados e motivados com todas as atividades referentes à horta, todos queriam participar na sementeira, plantação, na rega, na apanha de ervas daninhas e na colheita dos produtos hortícolas. Os pais e restante comunidade escolar quando passavam pela escola gostavam de ver a horta e muitas vezes davam sugestões. Os alunos com a horta conseguiram reconhecer a importância de alimentos biológicos e de uma alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas, três dias por semana (segunda, quarta e sexta-feira), ia uma turma (uma de cada vez) ver a horta e verificar o que era necessário fazer.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a nossa horta é muito pequena, o solo foi limpo e mexido com a ajuda de uma enxada, depois colocámos borras de café e esterco de animais (dejetos dos animais) para adubar a terra.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão verde, couves, alfaces, cebolo, tomate e batata.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nós regámos a horta, com água que recolhemos da chuva, quando vimos que é necessário, quando verificámos que o terreno está a ficar seco.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que vamos visitar a horta verificamos se existe alguma planta que tem alguma doença ou praga, o que por acaso nunca aconteceu.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Utilizaram-se alfaces e tomates para confecionar a salada de um almoço dos alunos. Os representantes de pais decidiram fazer uma venda dos restantes legumes e com o dinheiro angariado compraram material didático.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Chãos

Professor coordenador da horta: Sónia Isabel Lopes Soares