Horta pequena (até 50m²)



4 anos
5 metros quadrados
2
34
1
Sim
Em outubro/novembro pedimos à comunidade escolar (pais, avós e vizinhos) sementes para colocarmos na horta e também pedimos cápsulas de café para depois retirarmos a borra e adubar o terreno. No mês de novembro foram ainda pedidos recipientes para colocar as águas fluviais. Em janeiro houve um avô que tinha galinhas e trouxe uma saca de esterco para adubarmos a nossa horta.
Os alunos andavam muito interessados e motivados com todas as atividades referentes à horta, todos queriam participar na sementeira, plantação, na rega, na apanha de ervas daninhas e na colheita dos produtos hortícolas. Os pais e restante comunidade escolar quando passavam pela escola gostavam de ver a horta e muitas vezes davam sugestões. Os alunos com a horta conseguiram reconhecer a importância de alimentos biológicos e de uma alimentação saudável.
Todas as semanas, três dias por semana (segunda, quarta e sexta-feira), ia uma turma (uma de cada vez) ver a horta e verificar o que era necessário fazer.
Como a nossa horta é muito pequena, o solo foi limpo e mexido com a ajuda de uma enxada, depois colocámos borras de café e esterco de animais (dejetos dos animais) para adubar a terra.
Não
Feijão verde, couves, alfaces, cebolo, tomate e batata.
Sim
Nós regámos a horta, com água que recolhemos da chuva, quando vimos que é necessário, quando verificámos que o terreno está a ficar seco.
Sempre que vamos visitar a horta verificamos se existe alguma planta que tem alguma doença ou praga, o que por acaso nunca aconteceu.
Não
Não
Utilizaram-se alfaces e tomates para confecionar a salada de um almoço dos alunos. Os representantes de pais decidiram fazer uma venda dos restantes legumes e com o dinheiro angariado compraram material didático.