Escola EB 1/JI Nº1 de Casal de Cambra
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 9 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
9 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos
23
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que precisamos de alguma material, alfaia ou mesmo na venda dos produtos resultantes da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Foi criado um ambiente de responsabilidade nos alunos, pois eles iam verificar diariamente se a horta precisava ser regada e existia uma equipa rotativa que semanalmente iria tratar da horta, regando-a, erradicando as ervas daninhas. Quando fazíamos as sementeiras havia todo o cuidado de preparar previamente a terra de modo a que ela estivesse nas devidas condições para receber uma planta. Todo este trabalho foi realizado pelos aluno, com uma orientação permanente do docente titular de turma e de uma assistente operacional.
Quanto à comunidade, o seu maior envolvimento foi na altura da aquisição dos produtos resultantes da horta. Neste momento houve uma grande recetividade na compra de todos os produtos hortículturas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foram feitos grupos e cada qual tinha a sua tarefa(regar, erradicar ervas daninhas e plantar).
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeiramente um grupo cavou a terra, retirando grande parte das pedras existentes.Outro grupo espalhou fertilizante natural(estrume) ou restos de plantas secas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de plantas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, Alfaces, Couve galega, Couve lombarda, couve coração-de-boi e Bróculos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando chove colocamos vasos ou balde junto da horta e dos beirais da escola de modo a poder reutilizar aquela água. Quando está calor a rega é feita de dois em dois dias.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim duas vezes por semana fazemos essa monitorização. Também colocámos cinza sob o solo para evitar pragas, tendo resultado na perfeição.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realizámos a venda dos produtos hortícolas, confeccionámos sopas, saladas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Criar gosto pelo ambiente e incutir nos alunos noções de cidadania e preservação do ambiente, dando valor a tudo o que o solo nos pode dar e ajudar no nosso dia-a-dia.
15.1. Link para a página da horta
claudia.silva@aepas.com/claudias.ribeirinho@gmail.com