Escola EB 1/JI Nº1 de Casal de Cambra

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 9 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

9 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que precisamos de alguma material, alfaia ou mesmo na venda dos produtos resultantes da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Foi criado um ambiente de responsabilidade nos alunos, pois eles iam verificar diariamente se a horta precisava ser regada e existia uma equipa rotativa que semanalmente iria tratar da horta, regando-a, erradicando as ervas daninhas. Quando fazíamos as sementeiras havia todo o cuidado de preparar previamente a terra de modo a que ela estivesse nas devidas condições para receber uma planta. Todo este trabalho foi realizado pelos aluno, com uma orientação permanente do docente titular de turma e de uma assistente operacional.

Quanto à comunidade, o seu maior envolvimento foi na altura da aquisição dos produtos resultantes da horta. Neste momento houve uma grande recetividade na compra de todos os produtos hortículturas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram feitos grupos e cada qual tinha a sua tarefa(regar, erradicar ervas daninhas e plantar).

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente um grupo cavou a terra, retirando grande parte das pedras existentes.Outro grupo espalhou fertilizante natural(estrume) ou restos de plantas secas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, Alfaces, Couve galega, Couve lombarda, couve coração-de-boi e Bróculos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove colocamos vasos ou balde junto da horta e dos beirais da escola de modo a poder reutilizar aquela água. Quando está calor a rega é feita de dois em dois dias.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim duas vezes por semana fazemos essa monitorização. Também colocámos cinza sob o solo para evitar pragas, tendo resultado na perfeição.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizámos a venda dos produtos hortícolas, confeccionámos sopas, saladas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Criar gosto pelo ambiente e incutir nos alunos noções de cidadania e preservação do ambiente, dando valor a tudo o que o solo nos pode dar e ajudar no nosso dia-a-dia.

15.1. Link para a página da horta

claudia.silva@aepas.com/claudias.ribeirinho@gmail.com

 

Publicado por: avatar Escola EB 1/JI Nº1 de Casal de Cambra

Professor coordenador da horta: Cláudia Sofia Ribeiro Silva