Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos, tem-se utilizado esporadicamente.

2. Área aproximada da horta (m²)

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia, Ciências Naturais e Física e Química.

3.3. N.º de alunos envolvidos

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

Ainda não tivemos oportunidade de colocar a questão. A maioria dos alunos são institucionalizados por isso, não é relevante ter essa preocupação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Vamos começar de novo. A primeira fase será reabilitar os materiais existentes. Mesmo os compostores têm de voltar ao zero.
A horta é um recurso para colocar alunos problemáticos em atividades que façam realçar algumas das suas qualidades. Os alunos apresentam sempre melhor comportamento nestas atividades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pedimos a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde pois o arranque é muito custoso. Os serviços de jardins lavraram o terreno, embora só parcialmente na horta, pois demorou bastante a acontecer.
Depois de retirar todas as infestantes, começamos com uma sementeira de nabiças. O trabalho na estufa concentra-se na coordenação com o Eco-escolas. A diretora da turma criou uma horta vertical de aromáticas. Procuramos criar alguns espaços de flores mas ainda temos fracos resultados.
As turmas do 5º ano quiseram criar um pomar. Como há um espaço exterior interessante, foi lavrado para o solo ficar preparado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do terreno das ervas daninhas e invasoras presentes. Eliminação dos resíduos nocivos.
Todo o terreno é cavado manualmente e preparam-se camas e leiras. Semeamos nabiças, favas, ervilhas de quebrar e aromáticas.
Temos alguns professores dedicados às aromáticas numa estrutura vertical.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Depois de limpos do material anterior, fez-se uma cama inicial com castanho para melhor drenagem. Utiliza-se materiais da preparação das refeições, na cantina, borras de café e aparas do relvado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeamos nabiças, favas, e ervilhas de quebrar. Vamos plantar alface e cebolo. Estamos a reunir aromáticas. Fizemos consociações de couve e alface. Parece ter beneficiado sobretudo a couve.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos recolha de água pluvial e mangueira para água da companhia.
A rega das plantas baseia-se na água recolhida mas em limpezas gerais usa-se a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos ainda assunto. Apenas algum caracol.
Entretanto, as nabiças espigaram e a sua flor começa a ser habitada por abelhas.
Já se observaram lagartixas no local..
As favas atraem bicho em abundância mas a fava não é afetada. Entretanto vieram joaninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Um dos pessegueiros plantados, apareceu com lepra, devido ao mau tempo e o seu florescimento precoce. A recomendação é tratar com calda bordaleza mas, como já vai adiantada a época, fez-se uma solução de limão para tentar minorar o problema e mantém-se a vigilância.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Estamos ainda a limpar a zona pavimentada. Temos casota para o cão mas ainda não podemos ter mais nada.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Temos a sugestão de um pomar. Como a Câmara Municipal nos veio ajudar a preparar o terreno, começamos o pomar com quatro árvores. Entretanto, as turmas trouxeram as suas árvores e fizemos uma palestra sobre os cuidados a ter com as árvores.
Os produtos da horta foram colocados à venda para financiar a horta em novas alfaias.

15. Outros aspetos de realce da horta

Estamos a iniciar uma horta vertical. Contactamos o projeto «Jardim Sustentável» mas não foi possível desenvolver essa colaboração por dificuldades logísticas. Esperamos criar condições para que aconteça algo no futuro. Também tivemos um projeto de um bebedouro sustentável, criado a partir de tambores de máquina de lavar roupa.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias

Professor coordenador da horta: Graça Maria Meireles de Carvalho e Silva