Escola Sec. de Vendas Novas

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve inicio no presente ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

1m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Física e Química, Programação e Sistemas de Informação, Desenho

3.3. N.º de alunos envolvidos

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com o registo dos valores de temperatura, Humidade e Luminosidade interiores e exteriores da estufa para futura analise no sentido de otimizar os fatores abióticos favoráveis ao desenvolvimento das plantas em estudo, pretende-se fazer a ponte entre a horta tradicional/familiar e a horta tecnológica e laboratorial.
Promover o estudo e a aplicabilidade, junto dos alunos, de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, informática, mecânica, biologia, línguas estrangeiras, entre outras.
Despertar o caráter ecológico e a sustentabilidade, uma vez que o projeto utilizará lixo tecnológico (computadores antigos, sucatas de dispositivos elétricos e eletrónicos) para construção da estufa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Trata-se de uma estufa autónoma com ambiente controlado por placa robot Arduíno através de Ventilação, Rega, Aspersores/Vaporizadores e Rede de Sombreamento.
A restante manutenção está enquadrada nas atividades do Clube de Robótica

7. Como é feita a preparação do solo?

Utilização de três tipos diferentes de solo com o objetivo de identificar o mais favorável para o desenvolvimento daquela espécie de plantas. Num dos solos foi utilizado material composto retirado do compostor da escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através de um compostor. Restos vegetais do refeitório e da manutenção do jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É efetuada de forma automática através da leitura de sensores de humidade e com a utilização de eletrovalvulas controladas pela placa arduino

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta esta enquadrada no projeto HortoLAB do Clube de Robótica do agrupamento.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Sec. de Vendas Novas

Professor coordenador da horta: Maria José Teixeira da Costa Alves Rodrigues