Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

EVT, PROFIJ Jardinagem e educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão envolvidas aquando da realização das sementeiras, colheitas de hortícolas e eventos pontuais na finalização de cada período.
Este ano convidamos os pais para um lanche onde os alunos realizaram diferentes infusões para os pais.
Os alunos levavam para as suas casa hortícolas que foram semeadas e colhidas sem aplicação de qualquer pesticida.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este ano criamos parcerias com a Santa Casa da Misericórdia da Maia no sentido de preparar os nossos alunos para outras tarefas, outras responsabilidades criando novos conhecimentos cedidos por técnicos na área da agricultura biológica. Foi um trabalho árduo na medida que duas vezes por semana nos tivemos de deslocar da nossa escola para as instalações da Fábrica do Tabaco para trabalhar noutras culturas no âmbito da Agricultura Biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano temos o trabalho organizado de forma diferente em relação ao ano anterior. Tenho uma turma com 9 alunos do ensino alternativo e outra turma do ensino especial a laborar um pequeno espaço e o PROFIJ de Jardinagem que mantém o jardim envolvente. Quer seja no interior da estufa ou no exterior na quinta e no pomar temos a turma dividida em 3 equipas responsáveis por culturas diferentes. As equipas preenchem uma tabela de tarefas antes de ir para o terreno onde os alunos são responsáveis por trabalhar nas diferentes zonas da Quinta abrangendo toda a área. os mesmos têm orientação de um técnico que está sempre na horta e os docentes que os acompanham nas tarefas diárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita mediante a monda e corte com o corta relvas a erva que cresce é colocada sobre o terreno de forma a não deixar as infestantes crescerem e ao mesmo tempo passar os nutrientes para as plantas que estão em processo de crescimento.
Temos colocado sobre a terra, composto das minhocas, borra de café, os plantios que estão no fim de vida, farelo e excedentes de hortícolas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano a compostagem foi realizada através da construção do minhocário. As minhocas californianas foram as nossas aliadas na realização da compostagem com excedentes dos nosso produtos fomos colocando na caixa onde elas estão e durante duas semanas as equipas responsáveis vão mantendo a vida no respetivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Em redor da nossa Quinta das Faias e na estufa temos as plantas aromáticas para combater diversas pragas nomeadamente:
Alecrim: Repele diversas pragas; atrai insectos polinizadores; a sua presença resulta estimulante para outras plantas;
Alfazema: Repele diversas pragas; atrai insectos polinizadores; a sua presença resulta estimulante para outras plantas;
Cebolinho: Inibe a mancha negra e a sarna proporciona bons resultados na cultura de tomateiro; roseiras; macieiras; alface; cenoura; aipo;
Erva-cidreira: Atrai insectos polinizadores; o seu forte cheiro a limão repele determinados insectos;
Erva-príncipe: O seu forte cheiro a limão repele determinados insectos;
Funcho: Refúgio para sirfídeos predadores e caracóis;
Hortelã-pimenta: Repele lagarta da couve e outras praga;
Hortelã-vulgar: Repele lagarta da couve e outras pragas.

No que respeita a culturas tivemos o cuidado de semear:
Acelga Cebola, Cenoura, Couve, Feijão
Alface Abóbora, Cebola, Cenoura, Couve, Feijão, Pepino, Repolho, Tomate
Alho Alface, Cenoura, Couve, Pepino, tomate
Cebola Alface, Cenoura, Pepino, Tomate
Couve Acelga, Alecrim, Alface, Feijão verde
Salsa Tomate

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água é feita mediante 2 tanques de 50 litros que contêm água da chuva para rega das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

3 vezes por ano. Este ano tivemos uma praga da qual não conseguimos combater e só apareceu no principio do 3.º Período quando tínhamos uma cultura de feijão verde cuja praga se propagou por outras cultura no interior da estufa, a mosca branca.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Atacamos diversas pragas das quais o caracol com o método da cinza e do farelo;
da lagarta e lesma mediante armadilhas como tábuas onde elas se escondiam e fazíamos a respetiva limpeza e o recurso as plantas aromáticas envolventes de forma a evitar diversos ataques.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizamos este ano uma prova semanal de infusões que acabou por ser rotina;
Confecionamos uma pizza com produtos da horta e com mais de 50% de vegetais;
Temos realizado pontualmente o mercado de produtos biológicos.

15. Outros aspetos de realce da horta

Este anos três novidades na Quinta das Faias nomeadamente:
Aumento de pomar com diversas árvores de fruto dos quais são raros;
Realização de um Minhocário para produzir composto de minhocas;
Realização de um Jardim de Endémicas com zonas futuras de lazer.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

Professor coordenador da horta: José Eduardo Correia Medeiros