Escola EB1/JI do Barro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciou-se a horta em outubro de 2017.
2. Área aproximada da horta (m²)
20
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Português, Matemática e Expressão Plástica.
3.3. N.º de alunos envolvidos
60
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuíram com legumes, árvores de pequeno porte e plantas aromáticas, ajudaram na sua plantação e na sua manutenção no decorrer de todo o ano letivo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade educativa já usufruiu das diversas produções (ervas aromáticas, frutos, etc) da nossa horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No primeiro dia da semana, por ordem alfabética, é nomeado um "jardineiro" de cada uma das salas para a manutenção e a elaboração das diversas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os "jardineiros" responsáveis de cada uma das salas realiza as diversas atividades inerentes à preparação e manutenção da horta supervisionada pelo adulto. .
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita diariamente por uma criança/ aluno de cada ciclo, que é escolhida aleatoriamente, para depositar as cascas da fruta e as sobras dos legumes/ saladas não temperadas do prato principal no compostor. Os alunos/ crianças também depositam folhas de árvores que recolhem do chão.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas plantadas foram alfaces, feijão, tomilho, hortelã, couves, alecrim, alfazema, morangos, maracujazeiro, framboeseira.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita através de um sistema gota-a-gota.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confecionou-se uma salada de frutas e introduziu-se alguns frutos colhidos na horta, fez-se salada com a alface e aromatizou-se com o tomilho. Ainda se deu a saborear um chá realizado com a hortelã.
15. Outros aspetos de realce da horta
Com uma Horta na escola as crianças/ alunos podem assumir responsabilidades e deveres