Escola Básica de Campelos (ex. EB 2,3 Gaspar Campelo)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2016/2017, apesar de já ter existido antes, houve uma interrupção
2. Área aproximada da horta (m²)
60m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
No âmbito da educação especial: área curricular específica de Culinária, Comunidade, Matemática e Português
3.3. N.º de alunos envolvidos
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Têm sido feitas atividades de valorização da importância da agricultura biológica, da alimentação saudável e do trabalho realizado por estes alunos que tanto têm investido nestas atividades.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Está definido no horário dos alunos três tempos semanais para a manutenção da horta, no âmbito da área específica de Horticultura, planificando-se semanalmente uma agenda de trabalhos ade acordo com as competências de cada um.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi iniciado um plano de trabalho do solo, tendo começado com a limpeza e crivagem da terra, mistura com adubo orgânico (estrume de equídeos) e areia. Reorganizaram-se canteiros para duas pequenas estufas, criaram-se regos para plantar legumes e ervas e plantas aromáticas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sobras de legumes cortados para confeção da alimentação, palha, ervas secas e cascas de fruta.
regada regularmente.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes: couves, alho francês, alfaces, cebolas, favas, brócolos;
Ervas aromáticas: coentros, salsa;
Plantas aromáticas: caril, tomilho, alfazema e alecrim.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Faz-se de acordo com a época sazonal e a observação do solo, desde rega diária a rega bissemanal.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não de forma formal.
Após observação de maleitas, tiram-se fotos e junto de entidade creditada de agricultura biológica, atua-se em conformidade.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Têm sido realizadas atividades várias, desde a confeção de um almoço numa sala adaptada "SABORES DA HORTA" pelos alunos com CEIe outros alunos voluntários, confecionados com legumes da horta escolar, assim como a atividade semanal com o canto do “MERCADINHO DA HORTA”, onde estão expostos os legumes para venda.
15. Outros aspetos de realce da horta
Prevê-se instalar uma estufa fixa numa das zonas da horta.