Escola Profissional de Aveiro

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

60m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Matriz Curricular da Educação Especial: Vida em casa, Matemática para a vida, TIC, Vida em comunidade, Atividades criativas, Saúde e Segurança, Atividades experimentais, Formação profissional e emprego, Linguagem e comunicação,

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os Aliados na Educação (EE) participam no envio de sementes e plantas para a horta de acordo com a época do ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Observar o desenvolvimento das culturas hortícolas e o seu timing de crescimento;
Partilhar novas técnicas de produção de culturas hortícolas em hortas caseiras;
Pretende-se também ir ao encontro das necessidades educativas dos alunos com mais dificuldades de aprendizagem/comportamentais e proporcionar aos alunos com Necessidades Educativas Especiais benefícios a nível cognitivo, sócio afectivo e motor.
Promover hábitos de alimentação saudável e melhorar a saúde pública; Preservar o ambiente, colocando em prática os princípios da agricultura biológica; Promover a redução, reciclagem e a reutilização de materiais e detritos vegetais na horta; Desenvolver a técnica de compostagem e a aplicação nas hortas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada por grupos de trabalho com tarefas destinadas e rotativas, para todos terem a possibilidade de acompanhar as diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento das espécies vegetais. As operações culturais são realizadas manualmente com ferramentas de apoio; sachar/mondar e regar as culturas são as operações mais frequentes na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo/terreno foi limpo manualmente a foice e depois cavada com a enxada. A fertilização foi feita com incorporação de composto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No início do ano, fez-se a compostagem numa caixa de madeira, ao longo do ano foi utilizado composto para as diversas culturas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas na horta: alface, couve coração, couve galega, penca, brócolos, alho francês, tomate, cebola, batatas, favas, ervilhas, corguettes, ervas aromáticas e morangos, fisálias.
Esta variada de produtos deve-se à necessidade de rotação das culturas tendo em conta as condições climatéricas na região.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A Rega realiza-se manualmente e de forma regrada, mediante a necessidade das diversas culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada a monitorização de pragas e doenças por observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não aplicável.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Não aplicável.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realiza-se na escola o mercadinho da horta-"Horta à porta" sempre que os produtos se apresentem na época de colheita.
Os dsicentes da Equipa de Educação adaptada têm oportunidade de comunicar com a comunidade de forma funcional: comunicação funcional (ex: fazer recados, oferecer os produtos), matemática funcional (pesagens, transações monetárias) e simular empregos (vendedores de legumes).

15. Outros aspetos de realce da horta

Esta atividade fomenta o desenvolvimento curricular dos alunos ao abrigo da Educação Especial, de forma transversal, e através de diferentes atividades relacionadas com a Ecologia e o Ambiente, Desenvolvimento transversal das áreas académicas como o Português, Inglês, Matemática e TIC e das Áreas de Capacitação.
Este projeto visa estimular a comunicação espontânea e realçar a vivência das rotinas diárias alertando para os valores que lhes estão subjacentes.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Profissional de Aveiro

Professor coordenador da horta: Sónia Margarida da Silva Tavares