Escola Profissional de Aveiro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta existe há 6 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
60m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Matriz Curricular da Educação Especial: Vida em casa, Matemática para a vida, TIC, Vida em comunidade, Atividades criativas, Saúde e Segurança, Atividades experimentais, Formação profissional e emprego, Linguagem e comunicação,
3.3. N.º de alunos envolvidos
18
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os Aliados na Educação (EE) participam no envio de sementes e plantas para a horta de acordo com a época do ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Observar o desenvolvimento das culturas hortícolas e o seu timing de crescimento;
Partilhar novas técnicas de produção de culturas hortícolas em hortas caseiras;
Pretende-se também ir ao encontro das necessidades educativas dos alunos com mais dificuldades de aprendizagem/comportamentais e proporcionar aos alunos com Necessidades Educativas Especiais benefícios a nível cognitivo, sócio afectivo e motor.
Promover hábitos de alimentação saudável e melhorar a saúde pública; Preservar o ambiente, colocando em prática os princípios da agricultura biológica; Promover a redução, reciclagem e a reutilização de materiais e detritos vegetais na horta; Desenvolver a técnica de compostagem e a aplicação nas hortas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada por grupos de trabalho com tarefas destinadas e rotativas, para todos terem a possibilidade de acompanhar as diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento das espécies vegetais. As operações culturais são realizadas manualmente com ferramentas de apoio; sachar/mondar e regar as culturas são as operações mais frequentes na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo/terreno foi limpo manualmente a foice e depois cavada com a enxada. A fertilização foi feita com incorporação de composto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No início do ano, fez-se a compostagem numa caixa de madeira, ao longo do ano foi utilizado composto para as diversas culturas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram plantadas na horta: alface, couve coração, couve galega, penca, brócolos, alho francês, tomate, cebola, batatas, favas, ervilhas, corguettes, ervas aromáticas e morangos, fisálias.
Esta variada de produtos deve-se à necessidade de rotação das culturas tendo em conta as condições climatéricas na região.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A Rega realiza-se manualmente e de forma regrada, mediante a necessidade das diversas culturas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É realizada a monitorização de pragas e doenças por observação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não aplicável.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
Não aplicável.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realiza-se na escola o mercadinho da horta-"Horta à porta" sempre que os produtos se apresentem na época de colheita.
Os dsicentes da Equipa de Educação adaptada têm oportunidade de comunicar com a comunidade de forma funcional: comunicação funcional (ex: fazer recados, oferecer os produtos), matemática funcional (pesagens, transações monetárias) e simular empregos (vendedores de legumes).
15. Outros aspetos de realce da horta
Esta atividade fomenta o desenvolvimento curricular dos alunos ao abrigo da Educação Especial, de forma transversal, e através de diferentes atividades relacionadas com a Ecologia e o Ambiente, Desenvolvimento transversal das áreas académicas como o Português, Inglês, Matemática e TIC e das Áreas de Capacitação.
Este projeto visa estimular a comunicação espontânea e realçar a vivência das rotinas diárias alertando para os valores que lhes estão subjacentes.