Escola EB1/PE do Rochão
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há três anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
A horta é "tratada/cuidada", com mais frequência, pelo grupo de crianças do Pré-Escolar, uma vez que, a Coordenadora do Programa Eco-Escolas é a educadora da sala.
3.3. N.º de alunos envolvidos
45
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam / colaboram na dinâmica da horta sempre que solicitadas pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas. Trazem terra adequada para as plantações; sementes; plantas/ervas aromáticas; caixas de esferovite; garrafões de água (vazios); ...
De salientar, a boa participação/disponibilidade destas mesmas famílias no Projeto da Horta Biológica da escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Alunos:
- Conhecimento de algumas plantas (aromáticas e de chá) e do seu processo de plantação/crescimento;
- Aquisição de hábitos de "cuidado" com as diferentes plantas existentes na horta da escola;
- Desenvolvimento do espírito de interajuda e de trabalho de equipa;
- (...)
Comunidade:
- Divulgação de toda a dinâmica que envolve a horta;
- Sensibilização para a não utilização de produtos químicos nas hortas das famílias e da comunidade em geral;
- (...)
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe um plano semanal, com a distribuição de tarefas, pelos diferentes anos de escolaridade. Este plano, encontra-se afixado em todas as salas onde decorrem as aulas curriculares.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é realizada pelas funcionárias, pela coordenadora do Programa Eco-Escolas e por pequenos grupos de alunos, pertencentes ao Conselho Eco-Escolas.
É feita uma mistura de diferentes tipos de terra, de forma a obter uma estrutura adequada às diferentes plantações existentes na horta.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas de chá: camomila; cidreira; diferentes tipos de hortelã; valeriana; sálvia; boldo; arruda; ...
Ervas aromáticas: segurelha; caril; oregãos; alecrim; salsa; ...
Espinafre; couve; couve flor; cenoura; alface; rúcula; tomateiros; alho; ...
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A Horta encontra-se a "céu aberto" e desta feita a rega processa-se naturalmente, devido às condições atmosféricas que se fazem sentir na localidade. Quando é necessário regar a Horta, utiliza-se a água disponibilizada pela Câmara Municipal.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, quinzenalmente pelos alunos da Brigada Verde.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Na nossa escola, as ervas de chá são aquelas que mais utilizamos, quer em lanches das crianças, quer em pequenos convívios com os pais/encarregados de educação e comunidade em geral.
15. Outros aspetos de realce da horta
Nota: A recuperação/manutenção da horta encontra-se muitas vezes condicionada, devido às condições meteorológicas (chuva, vento, nevoeiro, ...).