Escola Básica de Aljustrel
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
português e estudo do meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram disponibilizando as sementes e plantas para transplante, recolhem produtos que usam para confeção de refeições (couve, espinafres, alho-francês, alface, coentro, salsa, hortelã, etc).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Familiarização dos alunos com os produtos hortícolas, passando a conhecer os seus nomes, o seu ciclo de vida e as sua importância na alimentação. Maior conhecimento sobre a diversidade de sementes, das plantas, dos frutos e das flores. Aumento do conhecimento sobre a biodiversidade. Partilha de saberes entre os membros da comunidade escolar. Maior motivação para as aprendizagens curriculares, com observações "in loco". Realização de trabalhos de projeto. Divulgação para maior visibilidade das atividades e das aprendizagens feitas, através do facebook eco-escolas.aljustrel.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O espaço da horta vertical é dinamizado pelos alunos do 1º ciclo , com o apoio dos técnicos do Centro de Animação Infantil Municipal-CAIM e respetivos docentes titulares, numa dinâmica de pequenos grupos, de acordo com uma calendarização semanal. O espaço da horta horizontal é dinamizado pelos alunos do pré-escolar (tratam a terra, semeiam, mondam, adubam (com o composto do compostor) e regam), com o apoio das educadoras titulares e respetivas assistentes.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo, os funcionários da Autarquia fazem a limpeza do solo para a horta. Seguidamente, o solo é preparado pelos alunos, professoras e assistentes, com fertilizante da compostagem feita na escola. A monda e limpeza ao longo do ano são asseguradas pelos alunos, docentes, assistentes operacionais e técnicos do CAIM.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No compostor são colocados cascas e restos de frutos, ervas daninhas, folhas secas e terra. As técnicas do ambiente e proteção civil da Autarquia realizaram sessões de formação/informação, para os alunos e docentes, sobre compostagem e sobre a importância da água na agricultura.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiros, physalis, amoreiras, framboesas, couves, espinafres, tomates, alfaces, milho, hortelã, coentros, salsa. Há consociação de ervas aromáticas (alfazema, alecrim, poejos, orégãos, hortelã da ribeira, erva-príncipe, arruda, erva cidreira), plantas aquáticas (papiro, atabuas) e de plantas decorativas (catos, margaridas dobradas, amores-perfeitos, malvas, jarros, etc).
A arruda foi plantada com o intuito de estudar a biodiversidade local, dando a oportunidade de conhecer o ciclo da borboleta-cauda-de-andorinha. Foi ainda criado um pequeno charco.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos e professoras ou com o auxílio de regadores ou mangueira, nos momentos do dia em que há menos calor.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Pontualmente são retirados insetos à mão. Foram introduzidas lagartixas e osgas para controlo das pragas de insetos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Surgiram alguns pequenos escaravelhos da couve e caracóis que são retirados à mão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foi realizada uma feira de produtos biológicos, na Semana da Alimentação (16 a 20 de outubro), no espaço do recreio escolar, com a participação dos produtores do concelho e dos artesãos. Com a colaboração da nutricionista em funções na Autarquia, foram confecionados cup cakes de courgete, cenoura e chocolate, espetadas de fruta e sessões de informação, direcionadas aos alunos e respetivas famílias, sobre alimentação saudável. Os morangos, amoras, physalis e framboesas produzidos serão introduzidos nos lanches dos alunos e em batidos de frutas confecionados pelos próprios. Mercado de sala, para aquisição dos produtos pelos pais.
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
facebook: eco-escolas.aljustrel - https://www.facebook.com/profile.php?id=100018392256657