Escola Pátio da Inês
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
100
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
148
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
8
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Várias vezes ao longo do ano as famílias trazem sementes/plantas para os alunos plantarem na horta e é organizado o dia da horta aberta em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O mais importante com a realização da horta é mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, promovendo a produção de alimentos de alta qualidade dando a conhecer os ciclos biológicos dentro do sistema de produção.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta está encarregue ao grupo de alunos pertencentes ao clube Eco-Mistério, no entanto também os restantes alunos da escola por vezes acompanhados por auxiliares e professores dirigem-se à horta para plantar, limpar e regar.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras, a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e posteriormente é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiros, couve de corte, nabiças, cenouras, tomateiros, alfaces, pepino, pimentos e feijão verde.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita frequentemente pelo grupo de alunos pertencentes ao Clube Eco-Mistério. Todos os dias estes alunos vão à horta, no entanto a monitorização é feita mais atentamente uma vez por semana por observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Este ano letivo tivemos dois patos.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alimentos recolhidos da horta são confeccionados e consumidos na cantina da escola e foram recolhidas algumas sementes para a realização do sementário.
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
https://www.facebook.com/patiodainesmg/ http://patiodaines-m.ccems.pt/