Escola Secundária Manuel Cargaleiro
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
70 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Artes Visuais, Geografia. Participação do Núcleo de Necessidades Educativas Especiais
3.3. N.º de alunos envolvidos
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Esporadicamente, contribuindo com sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O projeto tem colaborado pontualmente com o Programa de Educação para a Saúde, promovendo atividades lúdicas de cultivo de plantas.
Os alunos de multimédia realizaram vídeos para um concurso de promoção de hábitos de alimentação saudáveis, no âmbito do projeto Eathink, Eat local, Think global.
Participação na Feira de projetos Educativos da Câmara Municipal do Seixal.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Duas vezes por semana, são efetuados os trabalhos de sementeira, plantação, manutenção e rega.
As tarefas são distribuídas de acordo com um plano defindo para que os mesmos possam realizar tarefas diversificadas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A horta tem como suporte físico a palete, sendo esta impermeabilizada com manga plástica perfurada para escoamento. Tem uma cama de argila expandida seguida de um preenchimento de turfa com terra enriquecida e estrumada. Não há qualquer tipo de fertilização artificial.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Neste momento ainda não fazemos compostagem. Estamos a pensar implementar este processo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Produtos hortícolas de acordo com o calendário agrícola. Árvores de fruto. Ervas aromáticas e plantas de chá.
Algumas flores que permitem o impedimento de pragas nas culturas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Por depósito a céu aberto.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, sendo o controlo com culturas associadas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagarta da couve. O combate foi feito com cultura de hortelã.
As lesmas e caracóis nas favas foram combatidas com cerveja depositada em pequenos recipientes espalhados pela horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Na rota das leguminosas (exposição de trabalhos e peddy-paper).
Mostra de produtos
Workshops sobre a prática de agricultura em varandas
Trabalho prático de articulação curricular com Ciências Naturais
15. Outros aspetos de realce da horta
Pretende-se dar continuidade ao projeto Eathink, Eat Local, Think Global que a Escola desenvolveu entre 2015 e 2017, coordenado em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian. Neste momento estamos em fase de construção de uma página web e/ou página de facebook para divulgação do projeto, para a qual já foi efetuado um logótipo para a Bio-Horta.