Escola Secundária Manuel Cargaleiro

a nossa horta bio

Horta florida (qualquer dimensão)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

70 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Artes Visuais, Geografia. Participação do Núcleo de Necessidades Educativas Especiais

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente, contribuindo com sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto tem colaborado pontualmente com o Programa de Educação para a Saúde, promovendo atividades lúdicas de cultivo de plantas.
Os alunos de multimédia realizaram vídeos para um concurso de promoção de hábitos de alimentação saudáveis, no âmbito do projeto Eathink, Eat local, Think global.
Participação na Feira de projetos Educativos da Câmara Municipal do Seixal.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas vezes por semana, são efetuados os trabalhos de sementeira, plantação, manutenção e rega.
As tarefas são distribuídas de acordo com um plano defindo para que os mesmos possam realizar tarefas diversificadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta tem como suporte físico a palete, sendo esta impermeabilizada com manga plástica perfurada para escoamento. Tem uma cama de argila expandida seguida de um preenchimento de turfa com terra enriquecida e estrumada. Não há qualquer tipo de fertilização artificial.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Neste momento ainda não fazemos compostagem. Estamos a pensar implementar este processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas de acordo com o calendário agrícola. Árvores de fruto. Ervas aromáticas e plantas de chá.
Algumas flores que permitem o impedimento de pragas nas culturas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por depósito a céu aberto.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sendo o controlo com culturas associadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da couve. O combate foi feito com cultura de hortelã.
As lesmas e caracóis nas favas foram combatidas com cerveja depositada em pequenos recipientes espalhados pela horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Na rota das leguminosas (exposição de trabalhos e peddy-paper).
Mostra de produtos
Workshops sobre a prática de agricultura em varandas
Trabalho prático de articulação curricular com Ciências Naturais

15. Outros aspetos de realce da horta

Pretende-se dar continuidade ao projeto Eathink, Eat Local, Think Global que a Escola desenvolveu entre 2015 e 2017, coordenado em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian. Neste momento estamos em fase de construção de uma página web e/ou página de facebook para divulgação do projeto, para a qual já foi efetuado um logótipo para a Bio-Horta.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Professor coordenador da horta: Fátima Veríssimo