Horta pequena (até 50m²)



Há seis anos.
Cerca de 75 metros quadrados
2
Transdisciplinar
40
2
Sim
Sendo seniores, muitos com netos, há no dia dos avós tarefas conjuntas (avós/netos) no cuidado da
horta (26 de julho); dia da família (15 de maio) há sessões de sensibilização acerca da horta em modo biológico; tem havido um crescente número de famílias que praticam este tipo de agricultura.
Há partilha de sementes da horta para as casas e destas para a horta.
No dia da criança, dia Eco escolas houve plantação de alfaces em conjunto, creche, netos e avós, tios e outros.
Visitas de alguns elementos da comunidade à horta, por curiosidade, mas também para recolha de informação
A horta está dividida em cinco talhões. Há cinco grupos e cada um dos grupos trata do seu espaço; quanto à repartição de tarefas é feita uma assembleia de grupo e cada pessoa escolhe com quem quer formar grupo, no grupo são definidos papeis e cada grupo assume e concretiza a sua tarefa.
Como já referido, anteriormente, os grupos de trabalho fazem a gestão. A fertilização é natura, feita com o composto da vermicompostagem; isto pelo facto do "meu composto", senso recente, ainda não ter tempo de fazer o composto.
Sim
Há dois tipos e compostagem, uma mais antiga (vermicompostagem- minhocas) e outra mais recente, projeto da ARM(águas e resíduos da Madeira)" o meu composto" processo de compostagem doméstica. Os materiais utilizados são restos de vegetais; folhas verdes e secas, borra de café; é um excelente meio de manter a horta "limpa" todas as ervas indesejáveis na horta são arrancadas e colocadas no compostor
Alface; cana de açúcar; batata doce; ervas aromáticas, chá; árvores de fruto; couves; abóboras e tomates.
Sim
A gestão da rega é feita por cada grupo responsável pelo seu "talhão". Cada grupo possui um caderno de campo, onde efetua os registos da rega. Há um tanque de recolha da água das chuvas; conforme a utilização para rega fica assinalada a quantidade despendida e o que resta no tanque. Quando o tanque está cheio, em caso de chuva, a água é canalizada para os tubos existentes.
A monitorização de pragas e doenças é feita, em cada "talhão" pela respetiva equipa, sendo a periodicidade semanal.
Não
Não
O IdosoAtivo é uma Resposta Social da Casa do Povo de Água de Pena, que só prevê a realização de lanches; contudo, tem havido várias ações, "da horta para a mesa" e "da horta para a panela" - neste caso confeção de sopas típicas com feijão, abóbora e couve;
Estudos de vida de uma planta: desde a sementeira até à colheita.
A horta em modo biológico tem sido replicada nas famílias e amigos das pessoas que integram o IdosoAtivo; realce-se o facto de que as sandes saudáveis, ovo e alface- toda a alface das sandes é da horta, o que promove a satisfação e gosto em consumir "produtos nossos".
facebook - idosoativo agua de pena