Centro de Convívio IdosoAtivo da Casa do Povo de Água de Pena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há seis anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 75 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Transdisciplinar
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sendo seniores, muitos com netos, há no dia dos avós tarefas conjuntas (avós/netos) no cuidado da
horta (26 de julho); dia da família (15 de maio) há sessões de sensibilização acerca da horta em modo biológico; tem havido um crescente número de famílias que praticam este tipo de agricultura.
Há partilha de sementes da horta para as casas e destas para a horta.
No dia da criança, dia Eco escolas houve plantação de alfaces em conjunto, creche, netos e avós, tios e outros.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Visitas de alguns elementos da comunidade à horta, por curiosidade, mas também para recolha de informação
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida em cinco talhões. Há cinco grupos e cada um dos grupos trata do seu espaço; quanto à repartição de tarefas é feita uma assembleia de grupo e cada pessoa escolhe com quem quer formar grupo, no grupo são definidos papeis e cada grupo assume e concretiza a sua tarefa.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como já referido, anteriormente, os grupos de trabalho fazem a gestão. A fertilização é natura, feita com o composto da vermicompostagem; isto pelo facto do "meu composto", senso recente, ainda não ter tempo de fazer o composto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Há dois tipos e compostagem, uma mais antiga (vermicompostagem- minhocas) e outra mais recente, projeto da ARM(águas e resíduos da Madeira)" o meu composto" processo de compostagem doméstica. Os materiais utilizados são restos de vegetais; folhas verdes e secas, borra de café; é um excelente meio de manter a horta "limpa" todas as ervas indesejáveis na horta são arrancadas e colocadas no compostor
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface; cana de açúcar; batata doce; ervas aromáticas, chá; árvores de fruto; couves; abóboras e tomates.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita por cada grupo responsável pelo seu "talhão". Cada grupo possui um caderno de campo, onde efetua os registos da rega. Há um tanque de recolha da água das chuvas; conforme a utilização para rega fica assinalada a quantidade despendida e o que resta no tanque. Quando o tanque está cheio, em caso de chuva, a água é canalizada para os tubos existentes.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita, em cada "talhão" pela respetiva equipa, sendo a periodicidade semanal.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
O IdosoAtivo é uma Resposta Social da Casa do Povo de Água de Pena, que só prevê a realização de lanches; contudo, tem havido várias ações, "da horta para a mesa" e "da horta para a panela" - neste caso confeção de sopas típicas com feijão, abóbora e couve;
Estudos de vida de uma planta: desde a sementeira até à colheita.
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta em modo biológico tem sido replicada nas famílias e amigos das pessoas que integram o IdosoAtivo; realce-se o facto de que as sandes saudáveis, ovo e alface- toda a alface das sandes é da horta, o que promove a satisfação e gosto em consumir "produtos nossos".
15.1. Link para a página da horta
facebook - idosoativo agua de pena