Escola EB Ferreira de Castro
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Três anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Geografia, Unidade da Multideficiência
3.3. N.º de alunos envolvidos
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta é sobretudo importante para os alunos com multideficiência pois desenvolvem destreza manual no contacto com a terra, melhoram os laços comunicacionais com os seus professores e também a percepção das sensações e apreciam o contato com a natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita esporadicamente por alunos da Unidade de Multideficiência e seus professores.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e a mobilização da horta é manual e não são utilizados agentes químicos na fertilização.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Processo natural. Quando a chuva cai irriga a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
As ervas aromáticas são utilizadas na culinária.
15. Outros aspetos de realce da horta
Horta com canteiros adaptados à multideficiência.
15.1. Link para a página da horta
ecoferreiracastro.blogspot.pt