Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Doando plantas e sementes, na preparação da terra e apoiando e explicando como se faz uma sementeira ou plantação.
O seu envolvimento verifica-se, principalmente, na altura da sementeira
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O grande impacto na comunidade verifica-se na altura da Feira das Sopas a realizar na comunidade por uma instituição (Projeto Radical), parceira do Projeto Eco-Escolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Organização de um calendário com a distribuição de tarefas pelas turmas de escola, (pré e 1º ciclo)
7. Como é feita a preparação do solo?
Como é uma horta vertical, preparada em paletes, em garrafões e em latas o terreno é preparado com estrume, mato e terra e depois distribuído pelos locais já da horta indicados.
A fertilização é feita a partir de estrume produzido por animais de alguns alunos.
A mobilização é feita a partir da responsabilidade dos alunos por cuidar de cada espaço da horta, referente a cada turma.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Os produtos locais como cebolas, alfaces, cenouras, salsa, tomateiros, couves, espinafres, beterraba, morangueiros, beringelas, batatas, feijão e ervas aromáticas tais como orégãos, cebolinho, tomilho, hortelã.
Temos também um horta florida com alfazema, lavanda, rosmaninho petúnias, suculentas, malmequeres e sardinheiras. Estas plantas servem para proteger a horta, atrair polinizadores, dando cor e alegria à nossa horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para optimizar, rentabilizar e poupar água estão constituídas equipas, por turma, de acordo com um calendário.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Feira das Sopas de São Martinho da Cortiça, promovido pela instituição Projeto Radical, parceiro do nosso Projeto Eco-Escolas, onde apresentamos a nossa sopa biológica confecionada com os nossos produtos.
15. Outros aspetos de realce da horta
O interesse constante dos alunos verificando diariamente o desenvolvimento das plantas, esperando colher alguns dos seus produtos.