EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Já existiu, foi abandonada e este ano foi revitalizada com o projeto Eco-escolas
2. Área aproximada da horta (m²)
100 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Visual e Educação Tecnológica
3.3. N.º de alunos envolvidos
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Foram convidados a participar mas nunca se envolveram diretamente. Apenas participam com o fornecimento de sementes, plantas, flores e hortícolas para semear ou plantar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos, regra geral, não tinham a noção de como e de onde se obtinham as plantas que consumiam. Passaram a perceber o ciclo de crescimento e os cuidados a ter com as mesmas. Conheceram e aplicam a compostagem, percebendo que também os resíduos orgânicos são valorizáveis. Sabem que a água é um recurso escasso e muito importante, pelo que deve ser bem gerido.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, durante uma hora, todos os alunos, conjuntamente com um docente vão trabalhar na horta. Se não chover, dois alunos mais responsáveis estão incumbidos de proceder à rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
A horta é 100% biológica. É limpa com ancinhos, sacholas, etc. O seu terreno é limpo e arejado uma vez por mês. A fertilização é feita com recurso ao composto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com folhas, verduras, restos de plantas da horta ou de fora.
Seguem-se os procedimentos adequados a uma boa compostagem, segundo a literatura do tema.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantações de favas, hortícolas (couves, nabiças, alface), morangos, ervas aromáticas, como salsa, alecrim.
Criação zonas para hortícolas, ervas aromáticas e "jardim", com flores várias.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita somente quando não chove. Usa-se o regadio com recurso à água da chuva armazenada ou a uma torneira existente no local, usando baldes ou regadores.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Raramente...
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercado de hortícolas e ervas aromáticas.
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta serve de sementário para posteriormente plantar árvores pelo recinto escolar e fornecimento a outras entidades. Tem sementes prontas a germinar de castanheiros, sobreiros e carvalhos.