EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existiu, foi abandonada e este ano foi revitalizada com o projeto Eco-escolas

2. Área aproximada da horta (m²)

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Foram convidados a participar mas nunca se envolveram diretamente. Apenas participam com o fornecimento de sementes, plantas, flores e hortícolas para semear ou plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos, regra geral, não tinham a noção de como e de onde se obtinham as plantas que consumiam. Passaram a perceber o ciclo de crescimento e os cuidados a ter com as mesmas. Conheceram e aplicam a compostagem, percebendo que também os resíduos orgânicos são valorizáveis. Sabem que a água é um recurso escasso e muito importante, pelo que deve ser bem gerido.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, durante uma hora, todos os alunos, conjuntamente com um docente vão trabalhar na horta. Se não chover, dois alunos mais responsáveis estão incumbidos de proceder à rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta é 100% biológica. É limpa com ancinhos, sacholas, etc. O seu terreno é limpo e arejado uma vez por mês. A fertilização é feita com recurso ao composto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, verduras, restos de plantas da horta ou de fora.
Seguem-se os procedimentos adequados a uma boa compostagem, segundo a literatura do tema.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantações de favas, hortícolas (couves, nabiças, alface), morangos, ervas aromáticas, como salsa, alecrim.
Criação zonas para hortícolas, ervas aromáticas e "jardim", com flores várias.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita somente quando não chove. Usa-se o regadio com recurso à água da chuva armazenada ou a uma torneira existente no local, usando baldes ou regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Raramente...

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado de hortícolas e ervas aromáticas.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta serve de sementário para posteriormente plantar árvores pelo recinto escolar e fornecimento a outras entidades. Tem sementes prontas a germinar de castanheiros, sobreiros e carvalhos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão

Professor coordenador da horta: Henrique de Jesus da Cruz Faria