Horta grande (superior a 50m²)



Já existiu, foi abandonada e este ano foi revitalizada com o projeto Eco-escolas
100 m2
2
Educação Visual e Educação Tecnológica
8
1
Sim
Foram convidados a participar mas nunca se envolveram diretamente. Apenas participam com o fornecimento de sementes, plantas, flores e hortícolas para semear ou plantar.
Os alunos, regra geral, não tinham a noção de como e de onde se obtinham as plantas que consumiam. Passaram a perceber o ciclo de crescimento e os cuidados a ter com as mesmas. Conheceram e aplicam a compostagem, percebendo que também os resíduos orgânicos são valorizáveis. Sabem que a água é um recurso escasso e muito importante, pelo que deve ser bem gerido.
Semanalmente, durante uma hora, todos os alunos, conjuntamente com um docente vão trabalhar na horta. Se não chover, dois alunos mais responsáveis estão incumbidos de proceder à rega.
A horta é 100% biológica. É limpa com ancinhos, sacholas, etc. O seu terreno é limpo e arejado uma vez por mês. A fertilização é feita com recurso ao composto.
Sim
Com folhas, verduras, restos de plantas da horta ou de fora.
Seguem-se os procedimentos adequados a uma boa compostagem, segundo a literatura do tema.
Plantações de favas, hortícolas (couves, nabiças, alface), morangos, ervas aromáticas, como salsa, alecrim.
Criação zonas para hortícolas, ervas aromáticas e "jardim", com flores várias.
Sim
A rega é feita somente quando não chove. Usa-se o regadio com recurso à água da chuva armazenada ou a uma torneira existente no local, usando baldes ou regadores.
Raramente...
Não
Não
Mercado de hortícolas e ervas aromáticas.
A horta serve de sementário para posteriormente plantar árvores pelo recinto escolar e fornecimento a outras entidades. Tem sementes prontas a germinar de castanheiros, sobreiros e carvalhos.