Escola Básica de Saboia nº1

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde 2012 na nossa escola.

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Clube dos Cientistas Ambientais e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com as sementes para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade envolveu-se fornecendo as sementes para a horta e colaborando na manutenção da pilha de compostagem.
Os alunos aprenderam a mobilizar o solo, a fertilizar o solo sem recorrer a químicos, a semear e a regar fazendo recolha da água da chuva.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são organizados em grupos de 3 alunos. Os grupos realizaram as tarefas alternadamente. Um grupo mobilizou o solo, outro fez a sementeira das favas, outro fez a sementeira das ervas aromáticas e outro fez a sementeira dos amores-perfeitos. Quinzenalmente/mensalmente, um grupo limpou o solo com um sacho, arrancando as ervas daninhas, outro grupo fez a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita mensalmente pelos alunos, os quais utilizam um sacho para arrancarem as ervas daninhas. A mobilização é feita pelos alunos com a ajuda de uma enxada. A terra é cavada e fertilizada com composto obtido a partir da pilha de compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As funcionárias da cantina reservam as cascas dos restos de vegetais utilizados na confeção dos pratos e as funcionárias do bar reservam as borras do café. Os alunos do clube dos cientistas ambientais, à quarta-feira, realizam a manutenção da pilha de compostagem com estes materiais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Favas;
- Ervas aromáticas (salsa e coentros);
- Amores-perfeitos

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada pelos alunos aproveitando a água da chuva através de um reservatório criado para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

os alunos foram observando e como não houve pragas não foi necessário atuar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta foram vendidos nas eco-feiras que se realizam quinzenalmente na escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

Houve envolvimento dos alunos e da comunidade.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Saboia nº1

Professor coordenador da horta: Rosália Antunes Ribeiro