Escola Básica de Saboia nº1
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde 2012 na nossa escola.
2. Área aproximada da horta (m²)
30 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Clube dos Cientistas Ambientais e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
28
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuíram com as sementes para a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade envolveu-se fornecendo as sementes para a horta e colaborando na manutenção da pilha de compostagem.
Os alunos aprenderam a mobilizar o solo, a fertilizar o solo sem recorrer a químicos, a semear e a regar fazendo recolha da água da chuva.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são organizados em grupos de 3 alunos. Os grupos realizaram as tarefas alternadamente. Um grupo mobilizou o solo, outro fez a sementeira das favas, outro fez a sementeira das ervas aromáticas e outro fez a sementeira dos amores-perfeitos. Quinzenalmente/mensalmente, um grupo limpou o solo com um sacho, arrancando as ervas daninhas, outro grupo fez a rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita mensalmente pelos alunos, os quais utilizam um sacho para arrancarem as ervas daninhas. A mobilização é feita pelos alunos com a ajuda de uma enxada. A terra é cavada e fertilizada com composto obtido a partir da pilha de compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
As funcionárias da cantina reservam as cascas dos restos de vegetais utilizados na confeção dos pratos e as funcionárias do bar reservam as borras do café. Os alunos do clube dos cientistas ambientais, à quarta-feira, realizam a manutenção da pilha de compostagem com estes materiais.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Favas;
- Ervas aromáticas (salsa e coentros);
- Amores-perfeitos
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta é regada pelos alunos aproveitando a água da chuva através de um reservatório criado para o efeito.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
os alunos foram observando e como não houve pragas não foi necessário atuar.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta foram vendidos nas eco-feiras que se realizam quinzenalmente na escola.
15. Outros aspetos de realce da horta
Houve envolvimento dos alunos e da comunidade.