Externato São Francisco de Sales - Centro Educativo Apresentação de Maria (Prazeres)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
60
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
11
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
99
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
9
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os pais vêm ajudar a plantar e a tirar ervas. Também dão-nos sementes e árvores para plantar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos têm a tarefa de regar a horta e alertam os professores para o fazerem. Também colhem os alimentos e lavam-nos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Temos uma lista diária em que todos os dias cada turma tem a tarefa de ir regar a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é fertilizado com os componentes do nosso compostor. Os pais, os alunos, os professores e funcionários, ajudam a fazer a limpeza da horta.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utilizamos madeira, cascas de alimentos, papel, folhagem secas e verdes, borra de café e cascas de ovos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Paletes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os professores, juntamente com os alunos fazem a rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Na realização da rega diária, os alunos tentam apanhar os caracóis, colocando-os no mato redundante à escola.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realizamos mercadinhos. Colhemos os legumes e utilizamos nas saladas e sopas das crianças.
15. Outros aspetos de realce da horta
Os alunos têm orgulho em cuidar da horta. Têm cuidado com ela, gostam de ir vê-la.