EB 2,3 da Cruz de Pau
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que se participa no Eco-Escolas
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Tec_Mat_CN
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias ainda não foram envolvidas ao nível de trabalharem no espaço. A colaboração é ao nível de dar sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Melhora: a autoestima e a confiança;/o ensino aprendizagem, efetua articulações.
Envolvimento dos alunos nas atividades. O grupo de Geografia participou com o Concurso de árvores da escola/e ou outros aspetos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Alguns alunos (voluntários) vão controlando o espaço e avisam sempre que surja algum problema/estrago.
Semanalmente os docentes/turma deslocam-se ao espaço.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza vai sendo feita pelos professores e os alunos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais do compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
couves, ervilhas, salsa, coentros…..
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano os alunos criaram momentos e utilizaram a rega com garrafão junto aos pés das plantas para poupar água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Oferecemos os produtos.
Docentes/funcionários utilizaram os produtos em confeção de alimentos.Sabemos que as ervilhas eram muito tenrrinhas e podiram que produzissem mais.
As alfaces foram utilizadas tamém na realização de sandes.
A associação de pais ofereceram novas sementes para continuarmos com os trabalhos relacionados com a horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Tem aspetos possitivos no comportamento dos alunos
Desenvolver um processo ensino-aprendizagem dinâmico e criativo adequado ao perfil do aluno.
Capacitar os membros da comunidade educativa para uma cultura de compromisso e de colaboração.