Escola Secundária de Sacavém

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2

2. Área aproximada da horta (m²)

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ambiente e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

0

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas de forma indirecta, uma vez que os alunos levam os produtos cultivados na horta para casa.Toda a família irá valorizar o alimento que foi plantado pelo aluno e saboreá-lo de forma diferente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos acompanham as mudanças nos cultivos bem como todo o processo de crescimento, valorizando a importância do solo e da água no crescimento das plantas.
Valorizam os alimentos que foram plantados ou semeados por eles e saboreiam-nos de uma forma diferente.
Os alunos compreendem a importância para a saúde e para o ambiente do cultivo dos alimentos sem a utilização de químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente são retiradas as ervas daninhas e realizada uma rega quando necessário.
As tarefas são divididas por grupos, uns plantam, outros regam, outros colhem, rodando semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Delimitar o espaço da horta.
Limpeza do espaço, pequena cava, alisar e marcar os canteiros e fazer as plantações.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Rabanetes, nabicas, couve galega, brócolos,curgetes, alfaces, morangos, hortelã e irassóis

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos alunos três vezes por semana, com regadores

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Outros aspetos de realce da horta

Os alunos aprendem com a realidade, sentindo o toque, o cheiro, o sabor dos produtos por si cultivados. Essa aprendizagem estende-se à família uma vez que os alunos levam os produtos cultivados para casa.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária de Sacavém

Professor coordenador da horta: Ana Marques dos Santos / Cecília loureiro