Jardim de Polinizadores
Edição 2024/25
Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)
Desafio: Jardim de Polinizadores
Ano de escolaridade dos intervenientes:
5º,6º,7º
Conjunto de fotografias do jardim de polinizadores:
Conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim:
Breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado:
Numa 1ª fase foi criado um clube eco escolas, constituído pelos delegados ambientais que se disponibilizassem para participar às quartas-feiras das 14h até às 15h. Com os alunos que compareceram começamos a limpeza da estufa, a organizar as prateleiras, a limpar o terreno e a plantar algumas espécies como salsa, alecrim e cidreira. Era objetivo também começar um jardim polinizador, já com loureiro e alecrim, e uma pequena horta.
Numa 2ª fase
Os trabalhos foram alargados aos alunos do ensino especial, às segundas feiras das 14h até às 15h, com o mesmo objetivo plantar e cuidar do jardim polinizador e da horta. Foram semeados feijões, alface, couve e abóboras. No jardim das aromáticas (polinizador) foi acrescentado limonete, tomilho, cidreira, hortelã, margaridas e orégãos. A Horta começou a ganhar forma, com os legumes que cresceram na estufa a ser transplantados para o solo exterior, reutilizando paletes para orientar o crescimento e prevenir que sejam pisados. No dia do agrupamento foram vendidas algumas das plantas que conseguimos fazer crescer e foram distribuídos pelos 3 centros de ensino especial casinhas de pássaros para serem restauradas e pintadas.
Numa 3ª Fase
A manutenção da Horta e da estufa foi constante, acrescentando-se à horta espinafres e batatas. Ao jardim polinizador adicionou-se girassóis, incenso, poejo e salsa.
Os ninhos para os pássaros foram colocados nas árvores, com muita alegria e curiosidade. Com todo este trabalho desenvolvido, os alunos aprenderam a plantar, semear, cuidar das plantas cultivadas. Desenvolveram o seu espírito de protecção, da natureza e do próprio espaço verde escolar, onde também foram plantadas espécies como Aloé Vera, Phisalys, sardinheiras e uma amoreira. Tanto nos alunos que participaram como nos restantes, que sempre que viam alguém na estufa ofereciam ajuda. No dia da Família, foram dinamizadas actividades na estufa assim como uma visita guiada, para aproximar a comunidade deste espaço.
Foi realizado também, o último conselho eco escolas na estufa, de forma a analisar e avaliar o trabalho desenvolvido e motivar a sua manutenção e crescimento, nos anos vindouros.
Não podemos esquecer o guardião da estufa, a Ice, que adora rebolar-se na terra e dormir no quentinho da estufa.
Conjunto de fotografias da vista geral da exposição:
Conjunto de fotografias de pormenores da exposição:
Breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada:
A exposição a toda a comunidade escolar foi feita através da noticia lançada na newsletter do agrupamento e do link partilhado com todos, de forma a dar a conhecer o trabalho desenvolvido.