2024-2025 | Jardim de Polinizadores

Jardim de Polinizadores

Os insetos polinizadores (como abelhas, borboletas, besouros e moscas-das-flores) desempenham um papel essencial na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos. Numa horta biológica, estes pequenos seres vivos são fundamentais para garantir que as plantas se reproduzem de forma saudável, já que muitos cultivos dependem da polinização para produzirem frutos e sementes. Ao transferirem o pólen de uma flor para outra, os polinizadores aumentam a produtividade da horta e, consequentemente, a variedade de alimentos frescos e nutritivos disponíveis.

A criação de um jardim ou canteiro de polinizadores é uma prática muito benéfica para qualquer horta biológica. Estes espaços são criados para atrair e promover a diversidade de insetos polinizadores, oferecendo flores ricas em néctar e pólen, além de abrigo e recursos para a reprodução destes e outros insetos benéficos para as culturas, como joaninhas e crisopas. Ao cultivar plantas atrativas para os polinizadores, como a lavanda, o alecrim ou as margaridas, podemos aumentar a presença destes insetos na horta, promovendo um ciclo natural de polinização e, ao mesmo tempo, contribuindo para a saúde do ecossistema local.

Além disso, ao integrar jardins de polinizadores nas hortas biológicas, estamos não só a otimizar a produção de alimentos, mas também a criar um ambiente mais equilibrado e sustentável, favorecendo a preservação de espécies e a manutenção de um solo fértil e saudável. Assim, esta prática é uma maneira simples e eficaz de fortalecer a conexão entre a horta, a natureza e a sustentabilidade.

O desafio lançado para o ano letivo 2024-25 às Eco-Escolas é a criação de um jardim de polinizadores e a sua divulgação à comunidade escolar e local.

Os objetivos são:

  • Investigar acerca do ecossistema da horta;
  • Potenciar a ligação dos alunos à horta e o seu envolvimento nas tarefas relacionadas com a mesma; 
  • Alertar para a importância dos insetos polinizadores (como abelhas, borboletas, e outros) para a preservação da biodiversidade.
  • Promover a cooperação e trabalho em grupo;
  • Desenvolver a criatividade e sentido estético;


Destinatários

Este desafio destina-se a todas as escolas que se encontrem a implementar o Programa Eco-Escolas.

Atividade

Pretende-se que os alunos:
– criem um jardim de polinizadores no espaço escolar, de preferência integrado horta biológica da escola.
– realizem uma exposição educativa para divulgar à comunidade escolar o trabalho realizado.

Jardim de Polinizadores:
Em primeiro lugar, é importante determinar uma área da escola que seja adequada para o jardim de polinizadores. Se possível, escolher um espaço integrado na horta da escola, de modo a permitir uma interação mais natural entre as plantas que atraem polinizadores e os cultivos da horta.

É recomendado que se faça uma avalição das plantas nativas que já existem no local. Muitas plantas herbáceas aparecem espontaneamente nos jardins e fazem as delícias dos nossos polinizadores, como a soagem, a urtiga, a chicória, e o bico-de-garça, entre outras.

Posteriormente, devem ser selecionadas as Plantas: os alunos, com o auxílio dos professores, devem pesquisar e escolher plantas, preferencialmente nativas, atrativas para os polinizadores, como por exemplo:
Plantas aromáticas: tomilho, orégãos, alecrim, sálvia, manjericão, entre outras.

Plantas hospedeiras de borboletas: medronheiro, árvores de fruto (e.g. pessegueiro, pereira), funcho, mostardas, malvas, trevos brancos e vermelhos, entre outras.

Outras plantas nectaríferas: lavandas, borragem, margaridas, esteva, entre outras.

Atenção a área com solo descoberto, muros de pedra, madeira morta, caules ocos (e.g. canas) ou pilhas de matéria orgânica nas proximidades do jardim – estas áreas podem ser excelentes locais para abelhas selvagem e outros insetos construírem os seus ninhos e por isso devem ser preservadas.

De forma a promover a diversidade de locais de nidificação e abrigo para polinizadores e outros insetos pode também ser instalado um hotel para insetos ou um berçário para moscas-das-flores.

Após a plantação e durante os cuidados do jardim, da visita dos polinizadores às plantas do jardim deve ser monitorizada. Os alunos podem registrar suas observações num diário ou através de fotografias e optar por colocá-las na plataforma de ciência cidadã iNaturalist.

Exposição didática:
Pretende-se, através da realização de uma exposição didática, que seja apresentado o jardim de polinizadores à comunidade escolar.

O formato é livre, contudo deverá ser incluída a seguinte informação:

  • Descrição das plantas do jardim de polinizadores: nome das plantas, as suas características e os polinizadores que atraem.
  • Informações sobre os polinizadores: tipos de insetos que visitam as flores, como abelhas, borboletas, besouros, moscas (entre outros), e a importância desses polinizadores para o ecossistema.
  • Como cuidar do jardim de polinizadores: práticas que contribuem para a criação de um ambiente favorável aos polinizadores.

Sugestão: poderá ser organizado um dia de exposição na escola, onde os alunos poderão apresentar o jardim e o que aprenderam sobre polinizadores para os colegas, professores e pais. Durante a exposição, os alunos podem realizar uma visita guiada, explicando o processo de criação do jardim e as funções dos polinizadores nas plantas da escola.

Informação Solicitada

Para participar no desafio, as escolas terão de enviar através da plataforma Eco-Escolas:

  • conjunto de fotografias do jardim de polinizadores (máx. 6)
  • conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim (máx. 6, uma espécie por foto)
  • breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado, quais os materiais utilizados e o envolvimento dos alunos em todo o processo
  • conjunto de fotografias da vista geral da exposição (máx. 4)
  • conjunto de fotografias de pormenores da exposição (onde é apresentada a informação solicitada) (máx. 8)
  • breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada, quais os materiais utilizados e o envolvimento dos alunos em todo o processo.

Prazos

  • 28 de fevereiro de 2025: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
  • 31 de maio de 2025: submissão dos trabalhos

Critérios de avaliação

  • Memória descritiva;
  • Qualidade da informação;
  • Originalidade e criatividade;
  • Resultado final
  • Envolvimento dos alunos

Júri

O júri será constituído por elementos da ABAAE, AGROBIO, do projeto PolinizAção, elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e por parceiros do projeto.

Prémios

Pacotes de sementes para abelhas e insetos polinizadores

Inscrição

A inscrição e preenchimento do formulário com as informações solicitadas deverá realizar-se na plataforma das Eco-Escolas

Inspiração