saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais ou menos 22 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
255 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
117
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Regularmente. Sempre que são convidados e alguns participam quase diariamente com resíduos orgânicos para a compostagem. Participam nos Eco sábados, nas feiras, nas festas, como dia do Pai, dia da Mãe, fim do ano, Dia Internacional Eco-Escolas, Dia da Terra, entre outros. Compram os nossos produtos biológicos quando pomos à venda, os cabazes e os ovos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos apresentam hábitos muito mais ecológicos do que antes. Passam a consumir mais legumes mesmo quando diziam que não gostavam. Com as nossas atividades acabam por provar e passam a consumir. São mais responsáveis e sensíveis à preservação da natureza. As famílias passam a fazer compostagem e a consumir mais produtos biológicos. A escola por causa do projeto teve obras de requalificação e assim há uma turma para cada ano e o refeitório tem melhores condições. Todos os anos temos muitos alunos que pretendem ingressar na nossa escola mas nem todos entram porque a lotação fica esgotada e com lista de espera grande, pelo menos no pré-escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as turmas participam e uma semana por mês é responsável pelo cuidado dos animais e manutenção dos trabalhos na horta. Há atividades em que todas as turmas participam, umas vezes em simultâneo outras em rotação mas todos semeiam, plantam, cuidam , colhem e consomem.
Temos um Quadro de Responsáveis que cumprem as tarefas a realizar ao longo da semana e no final, depois de avaliado, muda até rodar por todos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita por todos os alunos da escola, sobretudo os que fazem parte do Conselho Eco-Escolas. O solo é adubado com composto realizado no ano anterior. Temos 3 compostores industriais e mais dois artesanais mas muito maiores. Estes últimos têm mais capacidade e quando estão cheios, tapamos para evitar que coloquem mais resíduos e deixamos amadurar. Vamos revolvendo de vez em quando e em setembro retiramos para colocar na horta. Regra geral os pais ajudam a retirar do compostor e a espalhar na horta no 1º eco sábado. Se pedirmos à Junta de Freguesia há sempre dois ou três funcionários que ajudam a retirar o composto e fazem montes junto aos canteiros para os alunos espalharem.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com resíduos orgânicos que as crianças trazem de casa em baldinhos próprios. Temos Quadro de Tarefas nas sala e há meninos responsáveis em cada semana para trazer o baldinho com as aparas da sopa de casa ou borras de café. Na sala do JI temos dois recipientes para guardar as cascas da fruta que comemos ao lanche. Um para o compostor, outro para os animais comerem.
Vamos sobrepondo os resíduos alternando verdes e castanhos de forma que a última camada seja castanha. Como temos muitas folhas secas das muitas árvores do recreio, estas ficam por cima e servem como cobertura.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo de toda a cerca, na orla da horta, temos diferentes plantas aromáticas, algumas com flores para atrair os insetos auxiliares da agricultura e polinizadores: alecrim. sálvia, funcho, cidreira, hortelã, tomilho, alfazema, rosmaninho, hipericão do Geres, poejo, orégãos, lúcia-lima, cebolinho, aipo, rúcula, calêndulas, phlomis púrpurea e outra amarela, erva-do-caril, verbasco, borragem, amores-perfeitos selvagens, lírios, goivos, ervilhas-de--cheiro, citronela, manjericão, salsa, santolina, arruda,artemísia,tanchagem,onagras, entre outras. Também temos plantas frutíferas: morangos silvestres, groselhas, framboesas, duas cerejeiras que produzem em meses diferentes, uma ameixoeira. Hortícolas: couves diversas, alho francês, beterraba, favas, ervilhas, chuchu, batatas, cenouras, rabanetes, tomateiros, feijoeiros, abóboras, brócolos, depende da época. Temos outro espaço só com aromáticas. O pomar com várias árvores de fruto, o olival e a pequena vinha. Ainda temos a estufa com diversas hortícolas e, na entrada um jardim florido.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Vários kg, porque ao longo do ano fazemos diferentes colheitas que vamos vendendo em feiras ou individualmente às famílias dos nossos meninos. Temos elaborado cabazes com diferentes produtos que agrada muito a quem os adquire. Quando os produtos estão prontos para colher e não os usamos na escola, divulgamos na minha página do Facebook e logo aparecem muitos interessados. Produtos hortícolas talvez sejam à volta de 40kg. Mas como também vendemos ovos, coelhos e patos, aí o peso é muito superior!
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Muitos são usados na escola em atividades de culinária. O JI realiza todas as sextas feiras estas atividades para que as crianças aprendam a gostar dos produtos que elas próprias produzem e por isso são mais saborosos e saudáveis. E temos resultados positivos. Outros são vendidos em feiras ou às famílias em cabazes e ainda outros são para alimentar os animais criados na escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na hora do recreio os alunos responsáveis cumprem a tarefa recolhendo a água dos depósitos pluviais com regadores.Temos 3 depósitos com muita capacidade porque nos dias secos há muito para regar: horta original, horta grande, estufa, pomar, olival, vinha, jardim e outros espaços cultivados.
Perto do verão a rega é feita logo de manhã e ao fim do dia com as crianças que ficam no Prolongamento, com a colaboração das Animadoras ou Assistentes Operacionais.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Conforme se verificarem ou aparecerem. A horta é trabalhada diariamente e por isso quando surge alguma praga é logo detetada pelas crianças que registam na coluna do" Acho Mal" do Diário de Turma. Na Coluna do" Queremos Fazer" registam que querem combate-las e vão investigar no computador ou com ajuda de livros que temos na nossa biblioteca, o que há a fazer. Logo de seguida vão combate-las sempre com meios naturais e que não prejudiquem a biodiversidade.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os piolhos das favas são pulverizados com uma solução de água e sabão elaborada pelas próprias crianças na sala. As lesmas ou caracóis são repelidos com cinza à volta das alfaces e couves. As lagartas das couves são apanhadas à mão pelas crianças e deitadas no galinheiro porque as galinhas comem-nas. Este ano plantamos sálvia ao lado de cada couve porque descobrimos que repele esta praga e como temos muita salva, cada menino plantou uma no talhão das couves e parece resultar. Pelo menos depois da plantação não apareceram mais lagartas!
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Coelhos, Galinhas e Patos. As aves não são de criação mas temos muitas que nidificam nos ninhos artificiais que colocamos nas árvores do nosso recreio, junto à horta. Há bandos de passarinhos que tomam banho no charco dos anfíbios e que entram no galinheiro para se alimentarem. Vimos o nascimento de melros e chapins que escolheram os nossos ninhos para procriarem.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Feira na escola. Realizamos a feira de outono na escola no dia 7 de novembro , Dia Internacional Eco -Escolas onde juntamos não só as famílias dos nossos alunos mas também os parceiros Eco-Escolas, Entidades e comunidade em geral. Chegamos a envolver cerca de 500 pessoas, contando com os alunos, professores e funcionários. Além da feira temos outras atividades como devolver animais à natureza, hastear a Bandeira Verde e cantar canções ambientais. Já o fazemos há mais de 18 anos e por isso todos esperam por este dia para divulgar o nosso trabalho.Também costumamos realizar outra feira na primavera. Os alunos ajudam a preparar os produtos para expor nas tendas e os do 4º ano apregoam e vendem nas tendas fazendo os trocos.
Atividade 2:
Descrição:
Feira em Vila Real.Esta feira é organizada pelo Município e participam todas as escolas do concelho que estiverem interessadas por isso reúne muita gente, entre participantes e visitantes c Chegam a passar pela feira mais de mil pessoas. Como é realizada a um sábado os alunos passam com os pais para verem e comprar mas alguns ficam e colaboram nas vendas, pais e filhos. A nossa tenda é muito procurada por causa dos animais. Este ano a atração foram os pintainhos nascidos na escola.
Atividade 3:
Descrição:
Eco-Sábado. Realizamos vários eco sábados ao longo do ano em que os Encarregados de Educação participam nos trabalhos da horta mais pesados ou ajudam em outras atividades solicitadas. Não são sempre os mesmos, embora haja alguns mais presentes que outros mas vêm consoante a sua disponibilidade e vontade, sendo a maior parte constante e muito empenhada. Trazem quase sempre os filhos que também se envolvem e ajudam nas tarefas. Em cada sábado estão mais ou menos 50 participantes. No Dia da Terra tivemos uma Bióloga da UTAD que fez um Workshop sobre Charcos com Vida e trouxe plantas aquáticas para o nosso charco de anfíbios.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta também é um espaço de lazer e estamos a criar um espaço com sombra coberto de glicínias com duas mesas recicladas de bobines de cabos elétricos, que pintamos a imitar cogumelos e servem para lanches, leitura, jogos ou apenas para conversas informais. Também serve de cenário para as dramatizações de histórias contadas.
Com o dinheiro angariado nas feiras, fazemos viagens de estudo do interesse de todos os alunos e que esteja relacionado com o Programa Eco-Escolas,
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/luisa.fernandes.9847