Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 Nº2 de Agualva (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1.º ciclo (Oferta Complementar e Estudo do Meio) e pré-escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

355

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na manutenção da horta não são envolvidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto de uma horta escolar nos alunos é amplo e positivo, abrangendo aspectos educacionais, sociais, emocionais e ambientais, impactos observados:
Do ponto de vista social e emocional, a horta favorece o desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, paciência e cooperação. O trabalho em grupo necessário para manter a horta promove o respeito mútuo, o diálogo e a empatia entre os colegas. Os alunos também desenvolvem maior autonomia, pois passam a entender o valor do esforço contínuo e do cuidado diário. Muitos demonstram aumento da autoestima ao verem o resultado concreto de seu trabalho, como o crescimento das plantas ou a colheita de alimentos. Outro aspecto relevante é a mudança nos hábitos alimentares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o calendário de atividades, os professores repartem tarefas e envolvem os seus alunos.
Limpeza de solo, sementeiras, rega, monda e colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

De modo geral é realizada por professores: os coordenadores e uma outra docente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Matéria orgânica: como restos de alimentos, folhas, galhos, etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortaliças diversas – como alface, pimentos, tomates, couves, alecrim, coentros, salsa, hortelã, mangerico, ervilhas, favas, brócolos, louro, curgetes, pepino, Lúcia-lima, morangos, fisális, etc...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram contabilizadas pelo menos:
50 alfaces
5 kg de favas
1 kg de ervilhas
10 kg quilos de tomates
3 kg de pimentos
1 kg morangos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são utilizados na cantina para consumo dos alunos, a cozinheira utiliza bastante as ervas aromáticas para tempero e confeção de saladas e sopas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã ou ao final do dia, normalmente com ajuda dos alunos, quando não é possível, são as assistentes e as professoras. Ao fim de semana, quando está bastante calor também é regada pelas professoras coordenadoras (uma vez que há essa possibilidade).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação da horta: alfaces e cenoura.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As Crianças tendem a aceitar melhor alimentos saudáveis quando participam no seu cultivo. A curiosidade natural leva muitos a experimentar vegetais que antes rejeitavam, promovendo uma alimentação mais equilibrada. Além disso, a horta pode ser integrada nas refeições escolares, tornando a alimentação mais fresca, diversificada e saudável.

15.1. Link para a página da horta: