Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Aquisição de sementes, autorização à participação dos seus educandos. A frequência é esporádica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto na comunidade é reduzido já que a horta é pequena e no dia a dia é trabalhada por poucos elementos. Já no que respeita aos alunos, o impacto é relevante visto que a horta é um “laboratório natural”, para as Ciências, é uma fonte de inspiração para a Educação Visual, permite a articulação interdisciplinar de conteúdos e ainda, estimula o cidadão ecológico em cada um dos intervenientes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem manutenção semanal, através de uma equipa “Clube do Ambiente” e diariamente, na época mais quente, é feita a rega pela assistente operacional que colabora connosco. As tarefas vão variando ao longo do ano e os intervenientes têm oportunidade de permutar entre si, ou seja, umas vezes são uns alunos a preparar o terreno, outros a retirar ervas, outros a plantar e vão trocando conforme as sementeiras.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo é feito manualmente, com utensílios básicos (enxadas, plantadores, anchinhos, regadores e luxas). Relativamente à correção do solo/adubação, é feito naturalmente, recorrendo muitas vezes aos restos orgânicos resultantes de podas/limpezas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantações/consociações – Favas com Couves e Feijão; Ervilhas e batatas. Usámos cravos túnicos na bordadura da nossa horta para afugentar pragas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas – 3
Ervilhas – 0,5
Couves – 0,5
Feijão – não vingou
Coentros – 3 molhos grandes (0,5 Kg?)
Batatas e tremoços ainda não foram colhidos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos entre os elementos que trabalharam na horta, que os levaram para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita apenas quando o terreno está seco – quando não chove vários dias seguidos – sempre de manhã cedo e com regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente, a equipa que cuida da horta examina as plantas em desenvolvimento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, as favas tiveram um ligeiro surto de fungo (ferrugem). Não houve necessidade de se fazer o combate pois, quase logo de seguida, foi feita a colheita.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Frequentemente são feitas aulas na horta, de Ciências Naturais e Físico-Química, muitas vezes em articulação, por exemplo para fazer o estudo dos fatores abióticos e da forma como influenciam os seres vivos da horta; na horta também são estudados exemplos de interações entre seres vivos (fatores bióticos) e das suas potencialidades na luta biológica; também se fazem medições e cálculos de parâmetros vários como área, perímetro, taxa de crescimento, etc. Também se exploram conteúdos da geologia. Também são feitos desenhos de observação - desenho à vista - em Educação Visual em articulação curricular com CN e Matemática (ex:tipos de raiz, caule, folha, flor; aproximação à forma geométrica)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta ainda existe um hotel para insetos e um jardim de polinizadores. Para além disso, dada a sua sinalização, foi a única zona da escola que escapou à devastação provocada pela “limpeza” efetuada pelos serviços camarários/junta de freguesia.

15.1. Link para a página da horta: