saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
30
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática e Educação Visual
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Aquisição de sementes, autorização à participação dos seus educandos. A frequência é esporádica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto na comunidade é reduzido já que a horta é pequena e no dia a dia é trabalhada por poucos elementos. Já no que respeita aos alunos, o impacto é relevante visto que a horta é um “laboratório natural”, para as Ciências, é uma fonte de inspiração para a Educação Visual, permite a articulação interdisciplinar de conteúdos e ainda, estimula o cidadão ecológico em cada um dos intervenientes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta tem manutenção semanal, através de uma equipa “Clube do Ambiente” e diariamente, na época mais quente, é feita a rega pela assistente operacional que colabora connosco. As tarefas vão variando ao longo do ano e os intervenientes têm oportunidade de permutar entre si, ou seja, umas vezes são uns alunos a preparar o terreno, outros a retirar ervas, outros a plantar e vão trocando conforme as sementeiras.
7. Como é feita a preparação do solo?
Tudo é feito manualmente, com utensílios básicos (enxadas, plantadores, anchinhos, regadores e luxas). Relativamente à correção do solo/adubação, é feito naturalmente, recorrendo muitas vezes aos restos orgânicos resultantes de podas/limpezas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantações/consociações – Favas com Couves e Feijão; Ervilhas e batatas. Usámos cravos túnicos na bordadura da nossa horta para afugentar pragas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Favas – 3
Ervilhas – 0,5
Couves – 0,5
Feijão – não vingou
Coentros – 3 molhos grandes (0,5 Kg?)
Batatas e tremoços ainda não foram colhidos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos foram distribuídos entre os elementos que trabalharam na horta, que os levaram para casa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita apenas quando o terreno está seco – quando não chove vários dias seguidos – sempre de manhã cedo e com regadores.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente, a equipa que cuida da horta examina as plantas em desenvolvimento.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Sim, as favas tiveram um ligeiro surto de fungo (ferrugem). Não houve necessidade de se fazer o combate pois, quase logo de seguida, foi feita a colheita.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Frequentemente são feitas aulas na horta, de Ciências Naturais e Físico-Química, muitas vezes em articulação, por exemplo para fazer o estudo dos fatores abióticos e da forma como influenciam os seres vivos da horta; na horta também são estudados exemplos de interações entre seres vivos (fatores bióticos) e das suas potencialidades na luta biológica; também se fazem medições e cálculos de parâmetros vários como área, perímetro, taxa de crescimento, etc. Também se exploram conteúdos da geologia. Também são feitos desenhos de observação - desenho à vista - em Educação Visual em articulação curricular com CN e Matemática (ex:tipos de raiz, caule, folha, flor; aproximação à forma geométrica)
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Na horta ainda existe um hotel para insetos e um jardim de polinizadores. Para além disso, dada a sua sinalização, foi a única zona da escola que escapou à devastação provocada pela “limpeza” efetuada pelos serviços camarários/junta de freguesia.
15.1. Link para a página da horta: