Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Setembro de 2023

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Espanhol

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- No âmbito das ciências, uma horta é um laboratório vivo onde conceitos como ecologia, botânica e nutrição ganham vida. Os alunos podem observar de perto os ciclos de vida das plantas e os processos de compostagem, compreendendo a interdependência dos seres vivos;
- Os produtos colhidos na horta foram doados a alunos carenciados; utilizados na confeção de sandes saudáveis no bufete da escola (alface e rúcula); na confeção de sopa (favas) e, ainda, distribuídos pelos membros do clube e suas famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, em rotatividade, os membros da horta (em grupo de 4/5 membros) cuidam da horta (preparam o solo, procedem à plantação das culturas, retiram ervas daninhas, verificam o crescimento das plantas cultivadas, procedem à rega, ...).

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, foram retiradas as ervas daninhas existentes no local, revolveu-se o solo e foi feita a sua fertilização com o composto. Posteriormente, foi feita a plantação.
Semanalmente, são removidas as ervas daninhas e é feita a verificação do desenvolvimento das culturas e presença de pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi efetuada com resíduos obtidos do bar, essencialmente cascas de laranja (utilizadas nos sumos) e borra de café. Também foram utilizados resíduos verdes que professores e alunos traziam.
Os secos foram obtidos no jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantamos, numa fase inicial, alecrim, tomilho, couve galega, couve brócolo, favas e alface. Após a colheita, plantamos tomate e cebola (em associação) e pimento.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 1kg de couve, 2kg de alface e rúcula e 5 kg de favas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram doados a alunos carenciados; utilizados na confeção de sandes saudáveis no bufete da escola (alface e rúcula); na confeção de sopa (favas) e, ainda, distribuídos pelos membros do clube e suas famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente, é verificada a presença de pragas nas plantas em desenvolvimento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões nas favas. Foram combatidos com uma solução de água e sabão pulverizada nas plantas dia sim, dia não.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos obtidos foram doados a famílias de alunos carenciados. A doação era efetuada sempre que havia recolha de produtos ou a assistente social os solicitava. Produzir alimentos para doar, permitiu desenvolver o espírito de solidariedade dos alunos, tornando-os melhores cidadãos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns dos produtos obtidos foram utilizados na confeção de sandes saudáveis no bufete da escola (alface e rúcula)e na confeção de sopa (favas). A comunidade escolar pode usufruir de produtos biológicos coproduzidos na Escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Para além da educação ambiental, implementar uma horta escolar proporcionou aos seus membros um ambiente de interação, inclusão, educação alimentar, que contribuiu para o enriquecimento global dos alunos.
Uma horta escolar é um projeto contínuo que pode trazer muita alegria e satisfação, além de ser uma ferramenta de aprendizagem valiosa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/biohorta.esas?igsh=MXZtanpxbm40M3dydw==