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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2006
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Matemática; OCME (Oficina de Ciência e Matemática Experimental)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Uma atividade pedagógica por semana, seguindo o programa natural e o calendário de sementeiras e culturas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos ganham conhecimento e competências na planificação, gestão e manutenção de hortas familiares. Contribuem para a presen«rvação de técnicas e métodos de cultivo tradicionais. Os alunos e as famílias contribuem para aumentar o consumo local e sustentável de alimentos, diminuindo a pegada ecológica e o impacto ambiental enquanto consumidores.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Organização de tarefas caendarizadas ao longo do ano - grupos de alunos têm tarefas específicas, como: controlo de ervas indesejáveis, preparação do solo; compostagem e mistura de composto no substrato; planificação e implementação de sementeira e plantação; estacamento; monda; colheita. Recolha de receitas tradicionais com os produtos da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
O composto orgânico é produzido no compostor ao longo de todo o ano letivo. Na preparação do solo para cada sementeira / plantação é misturado, assim como em fases posteriores de crescimento.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
É feita ao longo de todo o ano letivo com restor orgânicos do bar e cozinha de escola, assim como com material recolhido no outono e resultantes do desbaste ou monda de plantas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Leguminosas - favas, ervilhas, feijão; couve-portuguesa: tomateiros, pimenteiros, alfaces, acelgas, tomilho, salsa, alho-francês.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10 Kg aproximadamente ao longo do ano.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Cozinha da escola. Os alunos e funcionários também usam paraconfeções domésticas
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Entre as duas estufas da horta, existe um plástico que recolhe e encaminha a água da chuva para um bidón. Deste, por gravidade, a água é conduzida para as culturas no solo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sõ retiradas as ervas indesejadas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Preparação e sementeira/plantação. Outono e primavera. 40 alunos.
Atividade 2:
Descrição:
Estacamento e orientação das plantas. Inverno e rimavera. 40 alunos.
Atividade 3:
Descrição:
Colheita. Primavera. 40 alunos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta é um recurso pedagógico valioso não apenas para a formação dos alunos, mas também para a formação profissional de professores do centro de formação.
15.1. Link para a página da horta: