Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária da Sobreira (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2006

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Matemática; OCME (Oficina de Ciência e Matemática Experimental)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma atividade pedagógica por semana, seguindo o programa natural e o calendário de sementeiras e culturas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ganham conhecimento e competências na planificação, gestão e manutenção de hortas familiares. Contribuem para a presen«rvação de técnicas e métodos de cultivo tradicionais. Os alunos e as famílias contribuem para aumentar o consumo local e sustentável de alimentos, diminuindo a pegada ecológica e o impacto ambiental enquanto consumidores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Organização de tarefas caendarizadas ao longo do ano - grupos de alunos têm tarefas específicas, como: controlo de ervas indesejáveis, preparação do solo; compostagem e mistura de composto no substrato; planificação e implementação de sementeira e plantação; estacamento; monda; colheita. Recolha de receitas tradicionais com os produtos da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O composto orgânico é produzido no compostor ao longo de todo o ano letivo. Na preparação do solo para cada sementeira / plantação é misturado, assim como em fases posteriores de crescimento.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita ao longo de todo o ano letivo com restor orgânicos do bar e cozinha de escola, assim como com material recolhido no outono e resultantes do desbaste ou monda de plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas - favas, ervilhas, feijão; couve-portuguesa: tomateiros, pimenteiros, alfaces, acelgas, tomilho, salsa, alho-francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg aproximadamente ao longo do ano.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha da escola. Os alunos e funcionários também usam paraconfeções domésticas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Entre as duas estufas da horta, existe um plástico que recolhe e encaminha a água da chuva para um bidón. Deste, por gravidade, a água é conduzida para as culturas no solo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sõ retiradas as ervas indesejadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação e sementeira/plantação. Outono e primavera. 40 alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Estacamento e orientação das plantas. Inverno e rimavera. 40 alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Colheita. Primavera. 40 alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um recurso pedagógico valioso não apenas para a formação dos alunos, mas também para a formação profissional de professores do centro de formação.

15.1. Link para a página da horta: