Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 8 anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por semana temos um Encarregado de Educação que nos dá apoio e colabora na manutenção do espaço

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

De uma forma divertida e educativa esta atividade permitiu conscientizar os alunos sobre a importância deste recurso natural. No âmbito da Educação Ambiental, foi possível ensinar aos jogadores sobre a composição, função e importância do solo no ecossistema; permitiu aumentar a conscientização sobre os problemas associados à degradação do solo, como a erosão, a desertificação e a poluição; Incentivar práticas sustentáveis e técnicas de conservação do solo, mostrando como elas podem ser implementadas na vida real e

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos vão à horta, acompanhados pela professora que orienta os trabalhos a realizar. Procede-se no final a uma breve reunião sobre o ponto de situação e o que preparar para a semana seguinte

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente através de utensílios adquiridos com as verbas do Clube de Ciência Viva.
A fertilização é feita com o composto que preparamos ao longo do ano do compostor e o restante é cedido pela LIPOR

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Do material recolhido na horta e restos de cascas da confeção dos alimentos da cantina

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Dependendo da época do ano temos: couve, pimentos, tomate, alho francês, alface e plantas aromáticas (alfazema, poejo, alecrim, salsa)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

7 kg de couve, tomate
1 kg de pimentos, alface,

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para os alunos e comunidade educativa

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de rega manual

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita através de um produto natural que o Encarregado de Educação, Sr. Cláudio Sá, arranja.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Oficina da árvore
As árvores são fundamentais para as nossas vidas pois constituem um recurso ambiental: absorvem o dióxido de carbono, regulam o clima da Terra, contribuem para a redução do ruído, melhoram a paisagem proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida das populações.
No dia 12 de dezembro de 2024, na Escola EB Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira, dinamizou-se a oficina de educação ambiental intitulada "A Árvore", organizada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde. A atividade proporcionou aos participantes o conhecimento do universo das árvores autóctones, com o objetivo de promover a valorização do ambiente e a proteção da nossa floresta nativa.
A oficina iniciou-se com uma sessão teórica, onde os participantes tiveram a oportunidade de explorar a constituição de uma árvore e conhecer os diferentes elementos que a compõem, como o tronco, as folhas, as raízes e os frutos. Esta abordagem científica e educativa procurou sensibilizar os presentes para a importância das árvores nos ecossistemas e no nosso quotidiano. Posteriormente, a atividade incluiu um percurso pelo recinto escolar, no qual os participantes puderam identificar e aprender sobre as árvores autóctones existentes nesta área. Esta interação prática permitiu o contacto direto com a natureza, estimulando a curiosidade e o respeito pelo ambiente.
A oficina "A ÁRVORE" destacou-se como uma experiência enriquecedora e envolvente, alinhada com os princípios de educação ambiental e sustentabilidade, promovendo uma consciência ecológica entre os jovens estudantes da Escola EB Dr. Carlos Pinto Ferreira.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Bingo- solo
Esta oficina contou com a presença da Dr.ª Sofia Oliveira da empresa Farm Academy. De uma forma divertida e educativa esta atividade permitiu conscientizar os alunos sobre a importância deste recurso natural. No âmbito da Educação Ambiental, foi possível ensinar aos jogadores sobre a composição, função e importância do solo no ecossistema; permitiu aumentar a conscientização sobre os problemas associados à degradação do solo, como a erosão, a desertificação e a poluição; Incentivar práticas sustentáveis e técnicas de conservação do solo, mostrando como elas podem ser implementadas na vida real e simular cenários onde os jogadores precisam de tomar decisões sobre o uso do solo, mostrando as consequências positivas e negativas dessas escolhas.
Apresentar e discutir soluções para problemas ambientais e sociais. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de problemas e na busca de soluções coletivas. Desenvolver um plano de ações com estratégias e compromissos para alcançar os objetivos definidos durante a oficina.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recuperação e limpeza de solos na Cividade de Bagunte
Com a colaboração da CM de Vila do Conde, organizámos uma visita de estudo à Cividade de Bagunte cujo objetivo era a limpeza e construção de uma contenção que impede o deslizamento de terras.
Esta atividade teve como objetivo apresentar e discutir soluções para problemas ambientais e sociais. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de problemas e na busca de soluções coletivas. Desenvolver um plano de ações com estratégias e compromissos para alcançar os objetivos definidos durante a oficina.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este projeto proporcionou um maior envolvimento dos alunos com temas científicos de forma lúdica e interativa; desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de questionamento, bem como a promoção da cultura científica dentro do ambiente escolar.
Notamos que ao longo do ano os alunos mostraram-se empenhados e proporcionou o sucesso e melhoria da qualidade dos resultados escolares em todos os ciclos.

15.1. Link para a página da horta:

https://aedrcarlospintoferreira.inovarmais.com/paa/Inicial.wgx