Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é feita com o composto que preparamos ao longo do ano do compostor e o restante é cedido pela LIPOR
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1 kg de pimentos, alface,
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As árvores são fundamentais para as nossas vidas pois constituem um recurso ambiental: absorvem o dióxido de carbono, regulam o clima da Terra, contribuem para a redução do ruído, melhoram a paisagem proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida das populações.
No dia 12 de dezembro de 2024, na Escola EB Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira, dinamizou-se a oficina de educação ambiental intitulada "A Árvore", organizada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde. A atividade proporcionou aos participantes o conhecimento do universo das árvores autóctones, com o objetivo de promover a valorização do ambiente e a proteção da nossa floresta nativa.
A oficina iniciou-se com uma sessão teórica, onde os participantes tiveram a oportunidade de explorar a constituição de uma árvore e conhecer os diferentes elementos que a compõem, como o tronco, as folhas, as raízes e os frutos. Esta abordagem científica e educativa procurou sensibilizar os presentes para a importância das árvores nos ecossistemas e no nosso quotidiano. Posteriormente, a atividade incluiu um percurso pelo recinto escolar, no qual os participantes puderam identificar e aprender sobre as árvores autóctones existentes nesta área. Esta interação prática permitiu o contacto direto com a natureza, estimulando a curiosidade e o respeito pelo ambiente.
A oficina "A ÁRVORE" destacou-se como uma experiência enriquecedora e envolvente, alinhada com os princípios de educação ambiental e sustentabilidade, promovendo uma consciência ecológica entre os jovens estudantes da Escola EB Dr. Carlos Pinto Ferreira.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta oficina contou com a presença da Dr.ª Sofia Oliveira da empresa Farm Academy. De uma forma divertida e educativa esta atividade permitiu conscientizar os alunos sobre a importância deste recurso natural. No âmbito da Educação Ambiental, foi possível ensinar aos jogadores sobre a composição, função e importância do solo no ecossistema; permitiu aumentar a conscientização sobre os problemas associados à degradação do solo, como a erosão, a desertificação e a poluição; Incentivar práticas sustentáveis e técnicas de conservação do solo, mostrando como elas podem ser implementadas na vida real e simular cenários onde os jogadores precisam de tomar decisões sobre o uso do solo, mostrando as consequências positivas e negativas dessas escolhas.
Apresentar e discutir soluções para problemas ambientais e sociais. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de problemas e na busca de soluções coletivas. Desenvolver um plano de ações com estratégias e compromissos para alcançar os objetivos definidos durante a oficina.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Com a colaboração da CM de Vila do Conde, organizámos uma visita de estudo à Cividade de Bagunte cujo objetivo era a limpeza e construção de uma contenção que impede o deslizamento de terras.
Esta atividade teve como objetivo apresentar e discutir soluções para problemas ambientais e sociais. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de problemas e na busca de soluções coletivas. Desenvolver um plano de ações com estratégias e compromissos para alcançar os objetivos definidos durante a oficina.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Notamos que ao longo do ano os alunos mostraram-se empenhados e proporcionou o sucesso e melhoria da qualidade dos resultados escolares em todos os ciclos.
15.1. Link para a página da horta: