Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta da escola existe há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As plantas usadas na plantação da horta são maioritariamente fornecidas pelas famílias dos alunos que com alguma frequência visitam o espaço.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido uma ferramenta pedagógica poderosa, proporcionando uma aprendizagem prática multidisciplinar: O trabalho na horta promoveu a cooperação, empatia, responsabilidade, paciência e trabalho em equipa. Os alunos aprenderam a partilhar tarefas, a resolver problemas juntos e a lidar com a frustração e o sucesso.
Através do contato direto com a natureza, os alunos compreenderam a importância da biodiversidade, dos ecossistemas, da agricultura biológica e da sustentabilidade. Aprenderam sobre o ciclo da vida das plantas, a importância do solo, da água e do sol.
Ao cultivar os seus próprios alimentos, os alunos desenvolveram uma relação mais saudável com frutas e vegetais, tornando-se mais propensos a experimentá-los e a adotar hábitos alimentares equilibrados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Seguiu-se um modelo de rotação e especialização, para que todos os alunos compreendam e participem ativamente. saliente-se que os dois professores envolvidos foram os pontos de contato e os supervisores gerais. Cada turma ficou responsável por uma parcela da horta cuja manutenção foi contínua, procedendo-se a uma divisão de tarefas: rega, controlo de infestantes, observação geral do estado da horta; preparação dos canteiros plantações, colheitas, adubação orgânica, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é um passo fundamental para o sucesso da horta biológica e o desenvolvimentos saudável das plantas. Iniciamos o processo com a limpeza do solo (remoção de todos os detritos indesejados, o que inclui as ervas daninhas. A fase seguinte foi a mobilização do solo de forma a arejar e soltar a terra, facilitando o crescimento das raízes e a absorção de água e nutrientes. Por último precedemos à fertilização do solo recorrendo ao composto obtido no processo de compostagem. A incorporação do composto foi feita suavemente na camada superficial do solo, garantindo que os nutrientes fiquem disponíveis para as futuras culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e detritos do Bosquete da escola e restos orgânicos da cantina

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho francês, Ervilhas/ Coentros/Alface/Cravinho.
O alho francês junto à alface ajuda a afastar os pulgões desta cultura. As ervilhas sendo leguminosas aportam nitrogénio para as outras culturas. O cravinho ajuda a repelir nemátodes e outros insetos indesejados. Os coentros funcionam como repelentes de alguns insetos e o seu aroma pode ajudar a mascarar o cheiro da alface para certas pragas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alguns produtos ainda não foram colhidos. Estima-se que que a produção atinga os cinco quilogramas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos maioritariamente pelos alunos participantes no projeto.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de um plano de rega que inclui pequenos grupos de alunos e de forma rotativa.
Como a escola tem uma nascente de água que alimenta um pequeno charco. Essa água é utilizada para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feira semanalmente. Felizmente não se verificou nenhuma situação crítica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta biológica representaram uma iniciativa pedagógica enriquecedora, integrando a prática agrícola com os objetivos da disciplina de Cidadania e desenvolvimento. Este projeto visou a aprendizagem sobre sustentabilidade e ambiente, e fomentou a participação ativa e responsável dos alunos na sua comunidade. Este projeto decorreu de forma mensal e os alunos envolveram-se ativamente em todas as fases do ciclo de vida da horta, desde a preparação do solo, sementeira e plantação, até à rega, controlo de pragas e colheita de produtos. Os alunos foram também envolvidos no processo de compostagem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: