saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
13 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A Horta tem um impacto muito positivo tanto para os alunos como para toda a comunidade escolar. É importante numa visão de Educação Prática e Interdisciplinar. Permite que os alunos aprendam de forma prática sobre ciências, biologia, ecologia e até matemática (como medir o crescimento das plantas e calcular áreas), entre tantos outros conceitos. Promove o desenvolvimento de habilidades, os alunos desenvolvem habilidades práticas, a manipular os acessórios de jardinagem, o cuidado com plantas e trabalho de equipa.
Ajuda também na promoção da Alimentação Saudável, os alunos aprendem sobre a origem dos alimentos, a importância de uma dieta equilibrada e a diferença entre alimentos processados e frescos, para além do gosto que têm em consumir alimentos produzidos na Horta da Escola, cuidada pelos alunos. Ajuda também na experimentação. É mais fácil incentivar as crianças a experimentarem e provarem legumes novos, que foram produzidos na Escola.
Desenvolve também o contacto e a conexão com a Natureza, ensina sobre sustentabilidade, do cuidado com o meio ambiente e da biodiversidade. Esta conexão promove também o bem-estar dos alunos, na visão de que o contacto com a Natureza ajuda na redução do stress e promove a calma, ajudando também ao desenvolvimento das relações sociais, promovendo a colaboração e a ajuda. Assim como desenvolve a responsabilidade e o compromisso numa tarefa, os alunos são responsáveis por cuidar e tratar da horta diariamente.
Assim acreditamos que a horta escolar não só enriquece o ambiente educacional, mas também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, saudáveis e responsáveis. Ao integrar a natureza no quotidiano escolar, os alunos tornam-se mais conectados com o mundo ao seu redor e desenvolvem habilidades essenciais para a vida.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta recebe cuidados diários dos alunos do pré-escolar, todos os dias, com a ajuda da educadora responsável por esta oficina. As crianças do Pré-escolar têm todas as quartas-feiras de manhã um projeto, onde estão agrupadas por interesses e não por idades. Assim todas as semanas um grupo de crianças desenvolve com a Educadora da horta atividades e ao longo da semana, todos os dias se reúne, por pequeno grupo para cuidar da horta. As crianças têm a oportunidade de se envolver ativamente no cultivo das plantas e no cuidado do espaço.
A educadora orienta os alunos sobre como regar as plantas, como identificar quais precisam de mais atenção e como retirar ervas daninhas. Cada criança tem a sua tarefa e, juntos, aprendem sobre a importância da natureza, do trabalho de equipa e da responsabilidade.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é um componente fundamental para a agricultura e a jardinagem, e sua qualidade pode ser significativamente melhorada com práticas adequadas de manutenção e preparação.
O uso regular de fertilizantes biológicos, como composto orgânico ou outros aditivos naturais, pode enriquecer o solo com nutrientes essenciais, melhorar a estrutura do solo e aumentar a atividade biológica.
Assim, com regularidade a Educadora avalia a necessidade de fertilizar a terra, com produtos biológicos que ajudam a Terra a adquirir nutrientes e a tornar-se mais fertilizada. Para além destes produtos e da compostagem biológica que fazemos no Colégio, a Terra é mexida com frequência e limpa.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a nossa compostagem utilizamos restos de alimentos consumidos na cozinha do Colégio. Utilizamos essencialmente legumes e frutas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Atualmente temos couves: flor, Bruxelas, bróculos e alfaces, cenouras, alho francês, cebolas, nabo, beterraba, Morangos, salsa, rúcula e coentros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
No decorrer do ano letivo, juntando os legumes e as frutas que plantamos, normalmente produzimos aproximadamente no mínimo, 50 kg de produtos, entre limões, batatas, cenouras, feijôas, romãs, tomates, entre outros.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos produzidos na Horta do Colégio são consumidos pela Comunidade Escolar ( alunos e professores). Esta prática vai além da simples alimentação, é uma ferramenta poderosa para educar, conscientizar e promover um estilo de vida mais saudável e sustentável entre os alunos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega da Horta é feita à responsabilidade da Educadora e dos alunos responsáveis por cuidar da Horta. Diariamente confirmam a necessidade de regar ou não as produções e os cultivos.
Nos períodos de interrupção letiva esta rega fica ao cuidado dos funcionários que se mantém na escola e nos períodos de férias, é ligado um sistema de rega, que garante a rega da Horta automaticamente.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não temos tido episódios de pragas na Horta do Colégio, no entanto, a Educadora e um dos funcionários que apoia no cuidado da Horta, mantém sempre atenção na verificação de bichos ou pragas que podem aparecer na Terra e contaminar os produtos plantados.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas na Horta, são sempre muito bem recebidas por todos os alunos, independentemente da idade. Gostam muito do espaço da Horta e as atividades desenvolvidas no âmbito do cultivo promove entusiasmo e consegue captar a atenção de todos os alunos. Esta ano letivo, exemplos de aulas desenvolvidas na Horta, para além das atividades de plantação e manutenção da Horta, foram também atividades desenvolvidas no âmbito da comemoração da alimentação saudável, onde os alunos realizaram um PeddyPaper, que tinha uma estação muito especial na Horta. Nesta atividade participaram as 4 turmas do 1º ciclo (100 alunos) e os alunos do Pré-Escolar ( 75 alunos).
Atividade 2:
Descrição:
A sala dos 4 anos, foi para junto da horta e realizou uma atividade de associação de imagens, onde observou os cultivos nos vasos e depois no espaço junto da Horta (campo de jogos) realizou uma atividade, onde tiveram de identificar e associar imagens a alimentos ( frutas, legumes, etc).
Atividade 3:
Descrição:
No espaço da Horta é frequente os alunos explorarem para brincadeiras livres, como para desenvolverem atividades de expressão plástica, com recurso a materiais naturais para usarem para pintarem ou fazerem jogos, onde desenvolvem a criatividade e conceitos matemáticos por exemplo.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A nossa Horta é um espaço muito apreciado por todos e que tem vindo de ano para ano a conquistar mais espaço na Comunidade Escolar, para além do cultivo e jardinagem, tem sido um espaço muito procurado para desenvolverem brincadeiras onde para além de brincarem livremente, onde os alunos criam percursos para os carros, para batalhas entre bonecos ou mesmo caminhos que criam muito entusiasmados, passou a ser também um espaço de utilização mais criativa, onde pintam com lama, fazem brincadeiras de faz de conta, onde são feitas sopas de lama, terra e até pratos de pauzinhos.
15.1. Link para a página da horta: