Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica do Parque (São João da Madeira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A colaboração aconteceu de forma pontual mas significativa, sobretudo em momentos-chave do projeto:
– Na preparação do espaço, com a oferta de ferramentas, sementes, vasos e materiais reciclados;
– No início da plantação, com a presença de alguns encarregados de educação que ajudaram a orientar as crianças;
– Através do envio de sugestões, partilhas de experiências e receitas, que enriqueceram as atividades realizadas na escola;
– Na colheita, com alguns produtos levados para casa, promovendo a ligação entre o que se aprende na escola e o ambiente familiar.
Apesar de não estarem presentes de forma contínua, o seu contributo foi valorizado e teve impacto na motivação dos alunos e no sucesso da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Mudança de hábitos alimentares – Vários alunos mostraram curiosidade e abertura para experimentar vegetais que plantaram, como alfaces, cenouras ou ervas aromáticas, levando essa atitude para casa.
Partilha com as famílias – Algumas colheitas foram levadas para casa, o que incentivou momentos de conversa e partilha entre pais e filhos sobre alimentação saudável e sustentabilidade.
Valorização do espaço escolar – A horta tornou-se um local vivo e bonito, onde alunos, professores e assistentes gostam de estar, promovendo bem-estar e orgulho no espaço comum.
Envolvimento da comunidade – Houve doação de sementes, ferramentas e até ajuda de familiares ou vizinhos com conhecimentos sobre agricultura, reforçando laços entre escola e comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
– As crianças da educação pré-escolar ajudam na rega e na observação do crescimento das plantas, sempre com supervisão;
– Os alunos do 1.º ciclo assumem pequenas responsabilidades, como a rega, remoção de ervas daninhas, verificação das etiquetas das plantas e colheita dos produtos.
Os professores organizam e acompanham a calendarização das tarefas, que são muitas vezes integradas nas áreas curriculares (Estudo do Meio, Português, Matemática e Expressões). Assistentes operacionais também colaboram no apoio diário e nos períodos em que os alunos não estão presentes.
Este modelo permite envolver todos de forma simples e eficaz, promovendo o trabalho em equipa, o respeito pela natureza e a continuidade do projeto ao longo do ano.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza do terreno – Foram retiradas pedras, ervas daninhas e resíduos do espaço onde iria ser instalada a horta, envolvendo os alunos de forma segura e orientada.
Mobilização do solo – O terreno foi revolvido com ferramentas adequadas (sacholas, enxadas e pás pequenas), permitindo soltar a terra e prepará-la para a plantação. Esta fase contou com o apoio de assistentes operacionais e, em alguns momentos, com familiares.
Fertilização – O solo foi enriquecido com composto natural (adubo orgânico), resultado de restos vegetais e resíduos da cantina, sempre que possível, promovendo uma abordagem sustentável. Os alunos ajudaram a misturar o composto com a terra, aprendendo sobre a importância dos nutrientes para as plantas.
Este processo foi também uma oportunidade de aprendizagem prática sobre os cuidados com a terra e o ciclo de vida das plantas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: