Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, português, matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sim, as famílias foram envolvidas na criação da horta.

A colaboração aconteceu de forma pontual mas significativa, sobretudo em momentos-chave do projeto:
– Na preparação do espaço, com a oferta de ferramentas, sementes, vasos e materiais reciclados;
– No início da plantação, com a presença de alguns encarregados de educação que ajudaram a orientar as crianças;
– Através do envio de sugestões, partilhas de experiências e receitas, que enriqueceram as atividades realizadas na escola;
– Na colheita, com alguns produtos levados para casa, promovendo a ligação entre o que se aprende na escola e o ambiente familiar.

Apesar de não estarem presentes de forma contínua, o seu contributo foi valorizado e teve impacto na motivação dos alunos e no sucesso da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior consciência ambiental nos alunos – As crianças aprenderam, na prática, o ciclo da natureza, o valor da água, do solo e da paciência necessária para cuidar da terra. Desenvolveram atitudes de responsabilidade e respeito pelo ambiente.

Mudança de hábitos alimentares – Vários alunos mostraram curiosidade e abertura para experimentar vegetais que plantaram, como alfaces, cenouras ou ervas aromáticas, levando essa atitude para casa.

Partilha com as famílias – Algumas colheitas foram levadas para casa, o que incentivou momentos de conversa e partilha entre pais e filhos sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

Valorização do espaço escolar – A horta tornou-se um local vivo e bonito, onde alunos, professores e assistentes gostam de estar, promovendo bem-estar e orgulho no espaço comum.

Envolvimento da comunidade – Houve doação de sementes, ferramentas e até ajuda de familiares ou vizinhos com conhecimentos sobre agricultura, reforçando laços entre escola e comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas envolvidas têm dias atribuídos para cuidar da horta, garantindo que há acompanhamento regular. As tarefas são repartidas consoante a idade dos alunos:

– As crianças da educação pré-escolar ajudam na rega e na observação do crescimento das plantas, sempre com supervisão;
– Os alunos do 1.º ciclo assumem pequenas responsabilidades, como a rega, remoção de ervas daninhas, verificação das etiquetas das plantas e colheita dos produtos.

Os professores organizam e acompanham a calendarização das tarefas, que são muitas vezes integradas nas áreas curriculares (Estudo do Meio, Português, Matemática e Expressões). Assistentes operacionais também colaboram no apoio diário e nos períodos em que os alunos não estão presentes.

Este modelo permite envolver todos de forma simples e eficaz, promovendo o trabalho em equipa, o respeito pela natureza e a continuidade do projeto ao longo do ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com a participação dos alunos e apoio dos adultos, seguindo três etapas principais:

Limpeza do terreno – Foram retiradas pedras, ervas daninhas e resíduos do espaço onde iria ser instalada a horta, envolvendo os alunos de forma segura e orientada.

Mobilização do solo – O terreno foi revolvido com ferramentas adequadas (sacholas, enxadas e pás pequenas), permitindo soltar a terra e prepará-la para a plantação. Esta fase contou com o apoio de assistentes operacionais e, em alguns momentos, com familiares.

Fertilização – O solo foi enriquecido com composto natural (adubo orgânico), resultado de restos vegetais e resíduos da cantina, sempre que possível, promovendo uma abordagem sustentável. Os alunos ajudaram a misturar o composto com a terra, aprendendo sobre a importância dos nutrientes para as plantas.

Este processo foi também uma oportunidade de aprendizagem prática sobre os cuidados com a terra e o ciclo de vida das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, Cenoura, Couve, Tomateiros, Feijão verde

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: