Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral - Polo de São Jorge (Santana)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

25 anos aproximadamente

2. Área aproximada da horta (m²):

25m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, AEC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

33

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciencializar sobre alimentação saudável, origem dos alimentos e agricultura biológica;
Rever conteúdos escolares (ciências, matemática, português...) de forma prática;
Promover a cooperação e o trabalho em equipa;
Continuar com as práticas agrícolas tradicionais e saberes populares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas (regar, mondar, colher, etc.) são revezadas entre os grupos da pré dos 5 anos e das turmas do 1.º e 2.º anos, garantindo a participação de todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do terreno, retirando manualmente as ervas daninhas usando a enxada/foice;
Cavar a terra de modo a soltá-la e semear.
A fertilização é feita com a compostagem obtida das ervas retiradas da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com a decomposição das ervas que são retiradas do terreno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho e Trigo.
Ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No ano passado obtivemos 11Kg de trigo. Para este ano prevemos colher cerca de 6kg de trigo e 10kg de milho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos a água da chuva e se necessário regamos com a água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. 1 vez por mês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa de trigo, seguindo a receita tradicional local (envolvimento da comunidade na recolha da receita);
Confeção do almoço tradicional de São João, utilizando as maçarocas colhidas na horta;

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Vivências de experiências de aprendizagem em aulas no exterior.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Amassadura do pão caseiro, com a farinha do trigo da horta, em parceria com elementos da comunidade educativa, com a participação dos alunos do Pré escolar - 5 anos e 1.º ciclo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todas estas ações contribuem para que se vivam e preservem tradições locais, preservando a nossa identidade cultural, enquanto parte integrante da Reserva da Biosfera de Santana.

15.1. Link para a página da horta:

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