Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB Montelongo (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Identificar diferentes tipos de plantas
Conhecer diferentes tipos de raízes
Reconhecer diferentes árvores de fruto e verificar os diferentes desenhos das folhas
Conhecer os instrumentos agrícolas
Saber fazer medições
Conhecer verbos e aumentar vocabulário
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega é calendarizada e a turma responsável rega a totalidade da horta.
Os professores com as respetivas turmas visitam a horta periodicamente e recolhem os produtos que já estão prontos a colher.
É montada uma bancada com esses produtos e os alunos vendem-nos aos adultos da escola.
O dinheiro reverte para a turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
Coloca-se a terra do compostor ou que veio da Câmara.
Periodicamente arrancam-se as ervas bravas.
Os morangueiros têm um plástico à volta para evitar que sejam comidos pelos bichos .
Periodicamente deita-se mais substrato.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos da fruta do lanche dos alunos (todas as salas de aula têm 1 balde e 1 aluno responsável por essa recolha)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
couves, alhos, margaridas, petúnias, groselheira, mirtilos, framboeseira, amoreira, árvores de fruto, hortelã de diversos tipos, salsa
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
É um dia de festa na escola
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: