Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Montelongo (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

25

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

350

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

25

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Diariamente, contribuindo com resto de hortaliça, fruta, relva cortada e folhas secas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Distinguir sementes de plantas
Identificar diferentes tipos de plantas
Conhecer diferentes tipos de raízes
Reconhecer diferentes árvores de fruto e verificar os diferentes desenhos das folhas
Conhecer os instrumentos agrícolas
Saber fazer medições
Conhecer verbos e aumentar vocabulário

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma teve o seu espaço atribuído atendendo às plantas amigas.
A rega é calendarizada e a turma responsável rega a totalidade da horta.
Os professores com as respetivas turmas visitam a horta periodicamente e recolhem os produtos que já estão prontos a colher.
É montada uma bancada com esses produtos e os alunos vendem-nos aos adultos da escola.
O dinheiro reverte para a turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Aquando da sementeira isola-se o solo de inverno com um pano de algodão.
Coloca-se a terra do compostor ou que veio da Câmara.
Periodicamente arrancam-se as ervas bravas.
Os morangueiros têm um plástico à volta para evitar que sejam comidos pelos bichos .
Periodicamente deita-se mais substrato.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de hortaliça e fruta da cantina escolar.
Restos da fruta do lanche dos alunos (todas as salas de aula têm 1 balde e 1 aluno responsável por essa recolha)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomates, alho francês, cebolas, beterraba, ervilhas, feijões, favas, chícharo, abóboras, espinafres,
couves, alhos, margaridas, petúnias, groselheira, mirtilos, framboeseira, amoreira, árvores de fruto, hortelã de diversos tipos, salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5kg de ervilhas e de feijões, 2kg de cebolas, 20kg de abóboras, 2kg de alfaces, 50 molhos de plantas aromáticas, 2kg de tomates

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É regada ao regador pelas turma calendarizadas

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que necessário

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - toda a comunidade escolar e respetivos familiares adere a esta atividade.
É um dia de festa na escola

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de alimentação

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula de matemática - medições

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://cemontelongo.blogspot.com/