Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB de Medelo (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 1 ano (2023/2024), quando iniciamos a nossa participação na Eco-Escolas.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

99

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A horta foi um espaço de convívio e integração entre alunos, professores, funcionários e familiares, promovendo um senso de pertencimento e colaboração, fortalecendo os laços entre a comunidade escolar. Uma vez por mês, um familiar dos alunos das cinco turmas era convidado na ajuda da limpeza da horta.
Aquando da colheita de produtos, e pensando no projeto “Alimentação Saudável” convidamos as famílias a realizar uma receita saudável, que incluisse esse bem alimentar e tirasse fotografias ao produto final.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na escola é um espaço educativo onde os alunos aprendem sobre a natureza, alimentação saudável e sustentabilidade através do cultivo de plantas e hortaliças. Com a visita de alguns familiares na manutenção da horta, os alunos aprenderam sobre o cultivo de alimentos e os benefícios dos alimentos frescos e naturais para a sua saúde. Para além de entenderem que os alimentos não vêm simplesmente de uma prateleira do supermercado, também promoveu o cuidado com a água, o solo e a biodiversidade, estimulando a colaboração e o trabalho de equipa. A horta desempenhou um papel importante no desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a educação ambiental, hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais.
A horta na escola estimula o trabalho em equipa, a cooperação, a responsabilidade e o respeito mútuo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada diariamente por pequenos grupos de 5 alunos (do pré-escolar ao 4.º ano), que de acordo com o plano estabelecido, são responsáveis por regar as plantas, remover as ervas daninhas, manter o espaço limpo, confirmar a presença ou não de pragas e fazer a colheita das plantas no momento certo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada com muito cuidado, pois é importante garantir que o solo está com a composição, estrutura e fertilidade adequados para o desenvolvimento das plantas que queremos cultivar. Assim, reaproveitamos a terra da horta do ano lectivo anterior, removendo as raízes das plantações secas e estragadas. Aproveitamos ainda a terra dos campos adjacentes da escola e enriquecemos a terra com a cinza do queima tudo, as borras do café, os restos de frutas e alimentos.



8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com as borras das cápsulas de café usadas, que alunos, professores e funcionários trazem de casa. As cascas dos frutos que os alunos trazem dos lanches e ou da sobremesa da cantinas, também são todas colocadas no ponto do contentor da reciclagem, salientando a importância e na redução do lixo enviado para aterros sanitários, na diminuição da necessidade de fertilizantes químicos, na melhoria da saúde do solo e na conservação de recursos naturais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, feijão, beringela, pimento, cebola, morango, couve, rabanete, tomate, abóbora, curgete, alface, erva cidreira, salsa, alho francês e alecrim. As consociações foram cultivadas de acordo com as indicações de agricultura biológica.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nesta fase já consumimos morangos, alfaces, couves, salsa, alecrim e erva cidreira (cerca de 5 kg).
As restantes culturas ainda se encontram em processo de crescimento e maturação.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para além do consumo direto pelos alunos (como os morangos, o chá de cidreira e a salsa), aproveitamos as alfaces para enriquecer as nossas saladas dos almoços da cantina e as couves para o nosso caldo verde.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De forma a reduzir o consumo de água potável e economizar recursos naturais, reutilizamos a água da chuva para a rega. Como sabemos, a água da chuva é ideal para regar plantas, pois não contém cloro nem produtos químicos, assim com uns bidões reciclados procedemos à reutilização da mesma e a rega era feita diariamente.
Nos dias que não chove, a equipa diária de manutenção da horta usa uns regadores reciclados, recorrendo à água dos bidões.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os funcionários, professores e alguns familiares, ensinaram aos alunos quais os sinais visíveis da presença dessas pragas ou doenças. A equipa da manutenção da horta está atenta a esses sinais que vão sendo monitorizados frequentemente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não se aplica.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola:
Regressados de férias de Páscoa, realizamos na nossa escolinha, nos finais do mês de abril, uma "Feirinha de Primavera". Ao lado dos vários produtos agrícolas (doados pelos familiares dos alunos, colhidos nos quintais/campos dos mesmos), colhemos algumas ervas aromáticas da nossa horta e colocamo-las à venda (salsa, hortelã, ervas aromáticas e outras plantas). Desta forma, conseguimos escoar alguns produtos e angariar fundos para a realização de futuras atividades. Os alunos tiveram um papel muito importante nesta atividade, dividiram-se em grupos para negociar e vender os produtos aos seus familiares e amigos, criando assim uma verdadeira situação de negócio. Foi notório o interesse que todos os familiares mostraram nesta atividade desde o seu empenho na oferta e compra dos produtos, em manter as tradições, e a presença dos familiares e amigos das crianças nesta iniciativa.
Para todos os que colaboraram deixamos aqui o nosso agradecimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de pratos: - A Dieta mediterrânica / Lancheiras Eco Lanches:
A escola sendo o local onde muitas crianças comem regularmente e, onde passam a maior parte do dia, tem a obrigação de assumir um papel ativo no processo de educação alimentar, como local vivo e privilegiado de aprendizagem. Desta forma, para aproveitar os alimentos frescos e sazonais da nossa horta e, para promover uma alimentação mais saudável e sustentável, aproveitamos as alfaces, os morangos e as couves para confeccionarmos algumas receitas. Aproveitamos ainda os excedentes da fruta escolar, como laranjas para fazer sumo natural de laranja e maçãs para efetuar tarte de maçã (ambas estas iguarias foram confeccionadas pelos alunos com a ajuda dos PTT – professores Titular de Turma) e, fizeram parte do lanche do Dia da Criança, comemorado na Escola.
Aquando da colheita de produtos: morangos, alfaces, hortelã, couves… e pensando no projeto “Alimentação Saudável” convidamos as famílias a realizar uma receita saudável, que incluísse esse bem alimentar, os registos das evidências partilhadas com a escola, foram magníficas, mostrando a articulação entre Família/Escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na Horta:
Com as aulas na horta os alunos experienciaram uma aprendizagem mais concreta e envolvente, complementando o conhecimento teórico transmitido em sala de aula. Os alunos vivenciem o ciclo de vida das plantas, desde a plantação até a colheita, aprendendo sobre botânica, ecologia e biologia de forma prática e, aprendem sobre temas relacionados ao meio ambiente, agricultura, alimentação saudável e ciências. Como é óbvio, também brincaram, aprenderam e cresceram. Tocaram e sentiram as texturas das sementes, da terra, das folhas, das flores ou mesmo dos frutos. Observaram as cores, sentiram os cheiros e viram as plantas a crescer. Aprenderam com os professores e funcionárias, a cultivar feijões, cenouras e alfaces e colocaram terra e sementes nos vasos. Plantar e regar, promoveu e facilitou um melhor desenvolvimento das suas habilidades motoras.
Foi uma ótima maneira de lhes incutir responsabilidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Alguns canteiros com plantações (salsa, cidreira, hortelã, morangos, pequenas árvores de fruto), foram realizados a partir de pneus de carros reciclados/reutilizados numa oficina da freguesia.
As placas em madeira, de identificação das culturas, foram reutilizadas do ano letivo anterior e novamente ganharam vida junto das plantações.


15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1988207795046451&type=3