Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB da Bela Vista (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alguns membros da comunidade têm elogiado a horta e até tem havido pedidos para doar parte das colheitas a elementos da comunidade com carências financeiras.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todavia, sempre que existem sementes ou plantas doadas pelos encarregados de educação, são os respetivos alunos que as semeiam ou plantam, bem como incentivamos identificar e retirar as ervas daninhas e a colocar os resíduos no contentor.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo é feita com os resíduos que estão no fim do compostores e com borras de café secas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para além disso, as crianças da Educação Pré-Escolar em conjunto com as suas educadoras todos os dias após o almoço colocam no compostor o resto de legumes e fruta crus, que não foram aproveitados no refeitório.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cebola e alho francês.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um sistema de rega mais eficiente que foi adquirido com o apoio financeiro da Associação de Pais, mas que aguarda a sua montagem por parte da autarquia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: