Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB da Bela Vista (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 15 anos, mas só foi desenvolvida no ano letivo anterior.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A comunidade escolar tem-se voluntariado com a entrega de sementes sempre que é requisitado. Um encarregado de educação doou 2 contentores para aproveitar as águas pluviais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Escola mantém um projeto de articulação com o Centro de Dia, intitulado "Horta dos Avós" e todas as 3ª feiras os utentes visitam a escola em conjunto com as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, numa troca de saberes entre as diferentes gerações.
Alguns membros da comunidade têm elogiado a horta e até tem havido pedidos para doar parte das colheitas a elementos da comunidade com carências financeiras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Não existe uma organização estática, mas sim uma manutenção da horta em conjunto. Às 3ª e 5ª feiras de manhã um grupo trata da limpeza, da colheita, da plantação e da manutenção da horta. Todos os dias, ao fim da tarde, duas assistentes operacionais tratam da rega.
Todavia, sempre que existem sementes ou plantas doadas pelos encarregados de educação, são os respetivos alunos que as semeiam ou plantam, bem como incentivamos identificar e retirar as ervas daninhas e a colocar os resíduos no contentor.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no início de setembro com o apoio dos funcionários da autarquia. A limpeza e a mobilização são responsabilidades dos alunos, das assistentes operacionais e dos docentes.
A fertilização do solo é feita com os resíduos que estão no fim do compostores e com borras de café secas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ao longo do ano letivo, os docentes e os assistentes operacionais explicam aos alunos quais são os resíduos que devem ser colocados nos compostores, tais como cascas de banana e de outras frutas que comem ao lanche.
Para além disso, as crianças da Educação Pré-Escolar em conjunto com as suas educadoras todos os dias após o almoço colocam no compostor o resto de legumes e fruta crus, que não foram aproveitados no refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tem se realizado uma consociação mista das culturas, por exemplo: alface, cenoura, couve-flor e ervilha.
Cebola e alho francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade aproximada de produtos produzidos ao longo do ano letivo, não ultrapassa os 10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita diariamente, através da mangueira e do aproveitamento de águas pluviais que estão em dois contentores.
Existe um sistema de rega mais eficiente que foi adquirido com o apoio financeiro da Associação de Pais, mas que aguarda a sua montagem por parte da autarquia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de praga e doenças é feita, pelo menos duas vezes por semana, através de observação direta e discussão sobre os tipos de combate menos evasivos podemos utilizar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, lesmas e caracoletas. Estas pragas foram combatidas com a colocação de aparas de lápis, restos de folhagem seca, casca de pinheiro e borras de café ao redor das plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: